domingo, 30 de agosto de 2015

[Cinco por Cinco] Finais de Temporada




Quais são os melhores finais de temporada? Quais foram os últimos momentos que nos deixaram mais agitados, emocionados e nervosos? Para montar o meu TOP 5X5 (Cinco por cinco) primeiro eu precisei definir o que seria o "final da temporada". Assim, na minha classificação, o final da temporada começa na última batalha, quando a scoobygang decide enfrentar o vilão e também todos os dramas que os cercam neste momento.


5 - Com o envenenamento de Angel toda a situação fica tensa, além do vilão principal eles tinham que buscar uma cura. A descoberta da cura faz com que Buffy tenha uma batalha emocionante com Faith. A segunda caçadora que decide mudar de lado no meio da temporada é atingida e Buffy, que nunca pretendeu machucá-la, volta a realidade. Com a inesperada fuga de Faith, Buffy se sacrifica para salvar a vida de Angel, forçando-o a sugar seu próprio sangue. 

Outro ponto positivo é o fim do conselho, quando a caçadora se desvincula das obrigações, opiniões e dos próprios sentinelas. Neste momento ela está pronta para resolver seus problemas longe dessa instituição (formada por homens). É a sua segunda formatura. É estranho imaginar como a série continuaria se o conselho não tivesse acabado, além disso a cena da "demissão" da caçadora é muito empolgante.

Os momentos românticos de Willow e Oz, a explosão da escola e a última cena em que o Angel vai embora, contribuem para as emoções do final. 

O que deixa a terceira em quinto lugar é a batalha final. O vilão da temporada é o Prefeito, mas a formatura e sua transformação foram bem decepcionantes. A luta é muito curta e o Prefeito se mostra um vilão fraco, que foi derrotado em pouco tempo. A ideia de civis lutando, comandados por Xander, contribuiu para a fraqueza de Wilkins.


4- Quando você pensa que está tudo bem com Willow e Tara, eis que surge Warren. Assim como a própria Willow, o telespectador se sente traído. Acho que a morte de um personagem, em qualquer obra de ficção, é "aceita" pelo público quando ela, de certa forma, pode ser prevista. Quando se sabe que o personagem está correndo riscos. Porém, sem mais nem menos, num mundo fantasioso, um personagem importante é morto por uma arma de fogo? Acho que nos sentimos assim porque a ficção não deveria se assemelhar tanto com a vida real. 

Devaneios à parte, a morte de Tara, sem que nenhuma magia a pudesse trazer de volta, transforma Willow numa ótima vilã. O vício em magia que ela vinha enfrentando torna totalmente plausível sua transformação após a perda. Dark Willow não poderia ser morta, não poderia ser vencida desta maneira, um grande desafio para a scoobygang. Além disso ela sabia muito das angústias pessoais de cada personagem. Isso acabou culminando num ponto negativo: três episódios de falatório, a vilã apesar de ter discursos ótimos, fala demais.

A volta de Giles e sua "quase morte", Anya como um demônio da vingança, a busca do Spike pela alma e as atitudes sanguinárias da Willow, contribuem para o grande final.

Outra coisa que me incomodou foi o fato da morte da Tara ter parecido um plano B. Apesar de no decorrer da temporada se desenrolar o vício em magia, o trio nerd aparece desde o começo como o "vilão da temporada". Vendo que aqueles vilões não trariam um bom final, foi decidido mudar. Lembrando que eu gosto da mudança, só acho que pareceu um plano B.

Para finalizar, não poderia deixar de comentar o protagonismo de Xander como herói da temporada. Afinal, depois de ter dado mancada com a Anya ele precisava se "redimir" com o público. A forma como eles venceram a Dark Willow rendeu uma das melhores cenas do seriado (minuto 4:00 do vídeo).



3- O primeiro mal é um dos melhores vilões. Sua "fama" aparece cedo: "Vem debaixo e te devora". Seu poder traz o melhor clima apocalíptico das temporadas. Pela primeira vez é possível ver o impacto do vilão na vida dos cidadãos comuns que fogem da cidade.

A volta de Angel é bacana, quer dizer: é legal o fato dele ter voltado, mas a execução do seriado deixou a desejar. Sua aparição é muito breve. Outro ponto negativo é a morte da Anya, que assim como a da Tara nos faz sentir traídos.

O plano de batalha é um ponto positivo: Batalhar antes que o mal fique forte, transferir o poder para as potenciais caçadoras, o medalhão do Spike...a transformação de Willow em Deusa.

E como uma fã de Spuffy, não poderia deixar de citar todas as belas cenas do casal e o esperado "eu te amo". A resposta do Spike e toda a relação deles no decorrer da série me deixa muito em dúvida sobre os sentimentos da Buffy, mas isso é história pra outra postagem. 

Além disso, o final da série é bem elaborado. O fato de tirar o fardo da Buffy é genial. Ser a escolhida trazia desgastes físicos e psicológicos a personagem. Nada mais justo do que encerrar a série de modo positivo para o mundo e para a caçadora. A explosão de Sunnydale encerra o ciclo.



2- Aquele disquete perdido finalmente é encontrado. Surge uma esperança, porém até a realização do "ritual" é preciso manter os vilões na linha.

Angel é um ótimo vilão. Por conhecer bem Buffy e a scoobygang, seu terror psicológico atinge bastante os personagens e quem assiste a série. O único ponto negativo deste final é que seu plano malvado é bem comum: Abrir um portal que destruirá a Terra, assim o clima apocalíptico não causa impacto.

Então ocorre a morte da Kendra, a captura do Giles, a Buffy sendo procurada pela polícia, a trégua proposta por Spike, a Willow com traumatismo e a mãe da Buffy descobrindo e não aceitando o fato dela ser uma caçadora. É a mesma história do conselho. Quanto tempo daria certo a mãe dela não saber da vida da protagonista?

Quando o portal já está aberto, Willow consegue trazer a alma de Angel de volta. Buffy tem que matá-lo enquanto ele tem alma. "Destruída", a caçadora vai embora de Sunnydale.

A sensação que este final passa é absurda. É uma sequência de tragédias que te deixa eufórico. Arrasou.



EXTRA (ou menção honrosa) - É Buffy. Todos os finais tem seus pontos positivos. Também quis dar uma breve explicação da ausência destes finais na lista.

Na primeira o vilão é extremamente fraco e morre em questão de minutos. Sem clima de apocalipse. A série está no começo, ainda não é possível desenvolver tantos dramas na vida de cada personagem. Mas a ideia da profecia foi uma sacada genial. A cena do medo da morte é ótima. Quando ela ressuscita e toca a música da abertura empolga demais.

Já a quarta teve uma boa ideia de guerra com o exército de monstros do Adão e uma maneira genial de como enfrentá-lo (até um pouco assustadora com aqueles olhos possuídos da Buffy). Porém seu desenrolar é bem curtinho. E o único outro drama era a separação dos personagens no decorrer da série, que foi facilmente solucionado com a cena fofa do abraço.



1- Pra começar, essa é a única vez em que a scoobygang não vai impedir o vilão de acabar com o mundo, mas fugir dele. Uma fuga emocionante que dura três episódios.

A Tara está louca e tem que ser tratada como um bebe, o que já deixa a situação tensa. Durante as fugas Giles é atingido seriamente. Glória sequestra Dawn. Buffy fica catatônica. Xander pede Anya em casamento. Ben aceita ajudar Glória.

A batalha final é fantástica. A Buffy-Bô, o Ben assassinado pelo Giles, a Tara recobrando a consciência. Enfim, muitíssimas emoções.

O sacrifício da Buffy e seu discurso final são de partir o coração. Um dos únicos momentos que me deram um nó no estomago foi ver o Spike chorando com a morte da caçadora. 

O único ponto negativo é que o episódio em que entramos na mente da Buffy quebra a sequência de ação. Pronto. Mas é lindo e maravilhoso, eu acho tão bom, porém não consigo mais explicar ou justificar.


O que acharam da lista?

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

[Mais uma vez, com sentimento] A versão ANGEL de Once more with Feeling




Amigos caçadores, todos conhecemos o memorável episódio de BTVS em que os habitantes de Sunnydale deixam fluir os sentimentos mais reprimidos dentro de si através da música. Once more with Feeling está entre os melhores não só de BTVS, mas de toda a TV. 

No entanto engana-se quem pensa que em ANGEL não existiram momentos musicais. Tudo começou com a inserção do Caritas, uma espécie de Bar musical do Demônio Lorne. Quando este chegou pela primeira vez na Terra a partir de Pylea, configurou-o no mesmo lugar onde ele surgiu, como se fosse um Portal místico. Acreditando que qualquer pessoa, seja bom ou ruim, ou "moralmente ambíguo," poderia transformar suas vidas pela orientação, foi o suficiente para abrir seu negócio como um santuário para os seres humanos e não humanos. 


Como Lorne podia ver o futuro das pessoas através das auras emanadas pela música quando elas cantavam, todos começaram a vir ao Caritas para este propósito. A política de "não violência" do local foi reforçada por um feitiço lançado pelas Fúrias. Em outras palavras, o Anfitrião se encarregou de manter o local para algo apenas de diversão e claro, a música. 

Sendo assim, não faltaram personagens de ANGEL para decantar através das letras os sentimentos por qual cada um vivera num determinado momento. Vamos relembrar?


- Darla “Fitzgerald”




A vampira mais sexy do Buffyverse, ainda era humana e estava com a vida por um fio quando precisou da orientação de Lorne em The trial da segunda temporada. Ao som de Ella Fitzgerald ela simplesmente arrasou com Ill Wind

"Você está soprando me não é bom, não é bom
Vá doente vento, vá embora, o céu está oh, tão cinza
Em volta do meu bairro e isso não é bom"


- Gunn, Cordelia e Wesley


Eles haviam acabado de ser demitidos e o mundo que conheciam estava desabando. Era a hora de afogar as mágoas, acusar um ao outro e soltar a voz. Por fim, tentando seguir em frente. Então nada melhor que We Are The Champions da saudosa Banda Queen. 

"Eu considero isto um desafio antes
A raça humana inteira
Eu não vou perder
E nós queremos dizer para eu continuar e sem parar
Nós somos os campeões, meus amigos
E nós continuaremos lutando 
Até o fim" 



- Harmony “Streisand” Kendall


A ex-amiga de Cordelia estava de passagem para uma visita. Cordelia nem desconfiava que a colega que conheceu agora era uma vampira. Mesmo assim, Harmony demonstrou uma força de vontade tremenda lutando contra seus instintos. Talvez por se sentir um pouco mais aliviada com o Hit The Way We Were de Barbra Streisand. 

"As lembranças iluminam as esquinas da minha mente
Lembranças nebulosas pintadas em aquarela
Do jeito que a gente era
Imagens despedaçadas de sorrisos que deixamos para trás
Sorrisos que demos um para o outro
Pelo jeito que a gente era" 


- Lindsey “Kane” McDonald


O arqui-inimigo de Angel e o Advogado mais promissor da Wolfram & Hart estava no seu momento de dúvida com o contrato que assinou com a Diabólica Firma. Após descobrir que sua mão implantada estava querendo aprontar com as pessoas, Lindsey pediu ajuda a Lorne para desvendar este mistério por detrás da milagrosa cura. Podemos afirmar que foi o mais afinado da turma cantando Pretty as a Picture do próprio intérprete Cristian Kane. 

"Esse mundo inteiro brilha tão brilhantemente
Bem como uma imagem
Resolve-me com amor e riso
Eu não posso sentir uma coisa"

- Winnifred “Patsy” Burkle


Era a primeira badala noturna da nova integrante da turma de Angel. Fred ainda se sentia um pouco insegura e perturbada com a agitada vida de LA após permanecer durante 5 anos em uma caverna de Pylea. Por isso a canção Crazy de Patsy Cline caiu como uma luva.

"Louca, eu sou louca por me sentir tão sozinha
Eu sou louca, louca por me sentir tão triste"


- Angel “Manilow”


Enfim chegamos ao protagonista. O vingador da noite esteve envolvido em uma tremenda fria em dois momentos. Devido a sua relutância em soltar a voz, Angel por vezes quis fugir, em vão, afinal, como o Campeão ele precisava se sacrificar em prol de um Bem maior. Assim, em Judgment da segunda temporada, o vampiro cantou meio desconcertado Mandy de Barry Manilow e deu Bis em Dear boy com  Everybody Have Fun Tonight de Wang Chung. 

"Parado à margem do tempo,
Eu fui embora quando o amor era meu
Preso num mundo de escaladas íngremes,
As lágrimas estão em minha mente
e nada está rimando, oh Mandy" 


- Lorne "Wonder"




E para encerrar com chave de ouro, o show de nosso Anfitrião. O dono do Caritas soltou a voz em praticamente todas as vezes que apareceu no vídeo, mas foi esta performance de Superstition de Stevie Wonder em Belonging da segunda temporada, que ele arrasou! 

"Muito supersticioso, lave seu rosto e mãos
Me liberte do problema, faça tudo aquilo que você puder
Me mantenha em um devaneio, 
me mantenha indo em frente com firmeza
Você não quer me salvar, triste é minha canção"


Como podem ver, no Buffyverse o lema “Quem canta, os males espanta” é levado à risca com muito talento. E para terminar, deixo aqui uma homenagem de um fã no youtube para nosso querido e saudoso Andy Harlett, que imortalizou o Demônio que tanto amamos. Espero que curtam e até a próxima!


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

[Enfeitiçados, entediados e Confusos] 10 grandes personagens masculinos





Amigos caçadores, há algum tempo atrás publiquei uma lista das maiores personagens femininas do Buffyverse. Hoje, resolvi homenagear os representantes da ala masculina, afinal, não foram só as mulheres que ajudaram a construir todo o misticismo em torno desse maravilhoso universo. 

10 – Capitão Daniel Holtz



Todos conhecem a história de Angelus e Darla aterrorizando a Europa. Fato que ficamos familiarizados ainda na primeira temporada de Buffy. No entanto, foi somente a partir da terceira temporada de ANGEL que nos deparamos com alguém que fazia o trabalho de Buffy naqueles tempos. Como uma espécie de caçador de vampiros freelancer, o Capitão sisudo só pensava no trabalho que criou por conta de uma imensa integridade e instinto justiceiro na defesa dos humanos contra as mais terríveis criaturas da noite. Neste caso, os vampiros foram seus alvos mais notáveis, entre eles, o casal demoníaco Angelus e Darla. 


Como não tinha nenhum sentido de heroísmo apurado, o caçador deixou-se levar pelo lado sombrio da mais pura vingança quando o casal destruiu sua família. Iniciou-se uma caçada implacável e por muito tempo infrutífera até fazer um acordo com um Demônio que poderia viajar pelo tempo entre as realidades. Ele retornou ao nosso tempo com um único objetivo: destruir os vampiros responsáveis por sua dor. Nem mesmo sabendo que Angel não era Angelus, ele recuou. Neste processo, ele treinou um grupo de ajudantes, sequestrou Connor, que voltou com o coração cheio de veneno contra seu pai. A intenção do velho Capitão dessa vez surtiu o efeito esperado e antes de dar seu último suspiro, certificou-se de que o vampiro sofreria como ele. 

Maior qualidade: a coragem movida pelo Amor à sua família e a seus semelhantes

Pior defeito: a falta de discernimento entre o certo e o errado em momentos decisivos que o obrigam a não enxergar todo o panorama

Seu melhor momento: episódio Lullaby, da terceira temporada de ANGEL


9 – Charles Gunn 


Como seu próprio sobrenome pode se traduzir que é um lutador. A personificação humana na luta contra os mais terríveis seres que assolam a cidade de Los Angeles. Antes de se tornar um membro útil da Angel Investigations, era líder de uma Gangue que além de se protegerem das mazelas humanas da sociedade, tiveram de aprender também a se proteger do mundo caótico de seres sobrenaturais. Como líder, teve de aprender desde cedo a comandar com mão se coração de aço. 



Assim parece ter uma personalidade insensível, mas ao notarmos o quanto se preocupa intimamente com os mais necessitados, podemos afirmar que trata-se de uma máscara bem cuidada para não demonstrar fraqueza perante aos desafios. Uma antítese interessante que o torna um personagem indispensável para Angel. 

Maior qualidade: a coragem, afinal, para quem aprendeu a morar nas ruas é indispensável 

Pior defeito: Cordelia explica: "Tá pra nascer na face da Terra alguém mais cabeça dura que o Gunn" 

Seu melhor momento: episódio First impressions da segunda temporada de Angel 

8 – Daniel “OZ” Ozbourne



O jeito tímido e caladão do ex-namorado de Willow é uma forma bem explorada paradoxalmente de conter o lobo que existe dentro dele. Se os vampiros têm um demônio dentro de si, ele tinha uma fera sem consciência. Desta forma o rapaz de fala mansa e de aprazível tranquilidade conquistou não só o coração da jovem bruxa, mas como também de uma legião de fãs. Era um cara comum, bom estudante, guitarrista de uma Banda estudantil até ver sua vida mudar depois do encontro com um Lobisomem. Desta forma começou a fazer parte do mundo sobrenatural de sua namorada e da amiga dela, a caça-vampiros. 


Suas poucas palavras dentro deste tempo poderiam aniquilar a importância do personagem, contudo, é exatamente esta escassez intrigantes de palavras e frases que o tornou marcante e com um charme específico. Ou seja, daquele tipo que falava pouco, mas sempre deixava seu recado com muito bom humor e carisma. 

Maior qualidade: o carinho que conduzia sua relação com Willow e amigos era cativante

Pior defeito: o jeito caladão tem seu charme, mas às vezes deixa o personagem meio apagado e non-sense para o grande público

Seu melhor momento: episódio Wild at Heart  da quarta temporada de Buffy

7 - Lorne



O Anfitrião covarde do Bar Caritas é com certeza mais um grato ponto dentro do intercâmbio Buffy - Demônios. Carismático e inteligente, apareceu como mais uma ligação proveitável de Angel com os Poderes que valem, uma vez que o próprio tem o dom de ler as almas de todas as criaturas. E o que deixa mais curioso o personagem é o momento que o tal realiza este feito. Através de uma máquina de karokê trouxe frescor com sarcasmo na medida certa a uma temporada de definições. Daí já dá pra relevar as situações pra lá de engraçadas protagonizadas  por ele. Marca registrada de temas e roteiros do Buffyverse. 


O dono do Caritas faz parte de  um seleto grupo de demônios que deixou pra trás suas raízes ortodoxas para se aventurar num outro mundo onde a brutalidade da alma é substituída por música. Por conta disso, nota-se que se trata de um personagem que faz de sua sensibilidade o carro-chefe para sequências tão engraçadas quanto dramáticas. Ele começou como um simples coadjuvante de episódios e depois se firmou com os fãs da série pela personalidade imbuída de ótimos diálogos. 

Maior qualidade: a excentricidade cômica, que deixa o personagem absolutamente fascinante. 

Pior defeito: a covardia, que em alguns casos deixa de ser um charme adicional. 

Seu melhor momento: episódio Through the looking Glass da segunda temporada de Angel

6 – Angelus


O Demônio com face de Anjo nasceu Liam, um jovem rebelde que vivia para noitadas à noite e flertes durante o dia. Assim seguia-se sua rotina desagradável para a família na figura de seu pai até que uma vampira linda e sensual colocou seus olhos e posteriormente seus dentes nele. Liam então deu lugar ao vampiro Angelus, o amante ideal da perversa Darla. Embora tenha nascido como parte de uma Ceita antiga liderada pelo Mestre dos Vampiros, de cara, Angelus sabia que sua personalidade arredia não se encaixava ali. Ele recusou o estilo de vida dos membros, e tomou Darla para si e juntos colocaram toda a Europa de joelhos perante o terror que estes seres sem alma lhes proporcionava. 


O “casamento” ia bem até que a sede insaciável do vampiro por jovens donzelas o fez cair numa armadilha mortal, sendo amaldiçoado por um grupo de ciganos, que lhes devolveu sua alma. Durante um tempo, ele vagou pelo mundo sem destino e identidade certa, sofrendo os tormentos de todas as pessoas que assassinou. Quando encontra Buffy, torna-se Angel, e a ajuda no dever sagrado de defender o mundo até que a relação entre eles, vai a um outro nível e Angel acaba perdendo sua alma restaurada. 

Com Angelus de volta, a liberdade com que sempre conviveu novamente toma forma. Sem nenhum remorso ou qualquer sentimento de afeição, pelo contrário, Angelus odeia o que Angel faz com ele. Parecer humano é uma afronta tão grande quanto espetar uma estaca em seu peito, mesmo que entenda como ninguém tudo que compõe a face humana de seus amigos e especialmente Buffy. Com todos estes atributos e atenuantes, é o vilão mais memorável e nocivo do Buffyverse.

Maior qualidade: sua beleza e seu charme indescritível que o nomeia como “o Demônio com face de Anjo”

Pior defeito: a rebeldia e inconsequência que carregou mesmo se tornando um vampiro

Seu melhor momento: episódio Paixão da segunda temporada de Buffy


5 - Xander Harris


O coração da turma já passou por vários apuros na época de colegial como um crítico fracassado e aparência impassível. Tais como a frustração de não ser um atleta e objeto de desejo das garotas como Buffy. Neste caso deseja o impossível, ignorando o lado romântico de sua relação com Willow, sua melhor amiga. Parte de uma mistura contraditória de um cara engraçado e bravo, que mais se aproxima da vida real, ou seja, a parte humana da turma. Aquele que fica de pé ao lado do palco vendo seus amigos tornarem-se mais poderosos enquanto seu poder se centra justamente na humanidade certa ou errada.


Neste caso, se classifica como uma espécie de herói acidental, que inadvertidamente aparece como uma grande ideia ou surpreendentemente acerta um vampiro. Bonito, divertido, de sorriso encantador, poderia ficar com qualquer mulher (normal) que quisesse, mas tem uma estranha queda por mulheres demônios. Sua esperteza na arte de sobrevivência não condiz com a arte de relacionamentos. É um dos quatro pilares da Scoobygang original. 

Maior qualidade: a percepção das virtudes dos que os cercam, que sempre lhe fornece as melhores frases do seriado. 

Pior defeito: a passionalidade, que limita seu poder de avaliação em alguns casos 

Seu melhor momento: episódio Grave da sexta temporada de Buffy


4 – Wesley Wyndam-Pryce


De boa educação, fez-se a personificação perfeita da chamada Ordem e Disciplina do Conselho dos Sentinelas. Com este cartão de visitas, se fez no ar pela turma de Sunnydale ao estar sempre apostos preocupando-se demasiadamente em não cometer os mesmos erros de seu antecessor. Logo, seus trejeitos viraram sinônimo de piada na boca da turma que dizia que o "bem classudo", movia-se como se tivesse "uma estaca gravada no traseiro". Assim sendo, não teve uma receptividade tão calorosa por parte de Buffy e Faith, afinal, veio para substituir o "paizão" Giles em suas funções. 


Além disso suas atrapalhadas e devoção ao Conselho afastava qualquer tipo de empatia. A antipatia inicial de sua figura de Sentinela aos poucos foi dando lugar à sua figura de homem, descobrindo-se assim um ser engraçado, romântico e cheio de virtudes, como a gratidão e lealdade. Quando ingressou na Angel Investigations, fez mais pelo Bem de quando era um Sentinela. Neste caso, sua liberdade fez bem à alma deste cavalheiro inglês, ajudando-o a entrar na galeria de personagens mais bem explorados do Buffyverse. 

Maior qualidade: sempre procurar fazer o que é certo, não importando as consequências

Pior defeito: ter se acovardado em certos momentos importantes de sua trajetória. 

Seu melhor momento: episódio Guise will be guise da segunda temporada de Angel 

3 – Spike


Sabe-se de que não se trata de um vampiro comum. Não pelo fato de ter recuperado a duras penas sua alma, mas sim por conter dentro de sua construção duas personas interessantes. William, o poeta sensível de coração partido e de péssimos versos descreveu bem seu lado humano gerando um impacto promissor ao surgir sua faceta vampiresca. Desprezado por todos em sua pequena aldeia na Inglaterra, agiu com vingança e brutalidade tornando-se Spike, o vampiro Fighter que tinha o hábito de empalar suas vítimas com pregos/estacas de ferrovia. 

Spike chega a Sunnydale com uma fama que lhe procede, afinal, matara duas caça-vampiros. Nesta condição, imediatamente desperta o receio e apreensão de toda a turma, especialmente Giles e Angel, companheiro de longa data em seus tempos de matança. O perigo era real, mas Buffy como sempre, conseguiu botá-lo para correr junto com sua amante Drussila. 


Tempos depois, Spike retorna e ganha da Iniciativa uma condição de aos poucos fazer parte da Scoobygang. Um chip cerebral, que passa a domar seus instintos de caçador. Assim, o vampiro durão, vai amolecendo com sua convivência com os humanos, ganhando uma personalidade mais atraente e por vezes cômica. Além disso, nesta fase se vê apaixonado por Buffy e conquista sua atenção tornando-se temporariamente o único elo carnal da caçadora com sua existência depois que esta retorna com os mortos. Como se vê, o personagem não conquistou apenas um espaço no coração da caçadora e sim uma eloquente legião de fãs do seriado.

Maior qualidade: as várias nuances de sua personalidades fica difícil não achá-lo no mínimo interessante. 

Pior defeito: o senso egoísta, cabível em todo vampiro

Seu melhor momento: episódio Fool for love da quinta temporada de Buffy 

2- Rupert Giles


Mais que um Sentinela, pode-se dizer que é o mais próximo de pai que Buffy tem. À princípio esta ligação definitiva, mantia uma distância apropriada a fim de não comprometer ambas missões. Sua figura patriarcal foi sendo moldada aos poucos, a cada temporada, desafios, frases e momentos marcantes. Justo afirmar que quando baixou em Sunnydale com o singelo disfarce de bibliotecário do Sunnydale High, seria impossível imaginar o tamnaho da aproximação entre ele e sua caçadora. O jeito inglês de ser do Professor de Buffy, tornou-se uma marca registrada de um homem surpreendentemente engraçado, emblemático e extremamente sensível. 


Características estas que por pouco não o desviaram de seu destino quando numa fase de rebeldia se transformou no "Estripador", um jovem que aprontava todas em seu país de origem. É sem dúvida o grande esteio da Scoobygang, por onde passam informações, conselhos e dicas várias. Indispensável. Para Buffy, série e fãs. 

Maior qualidade: a retidão que sempre regeu as ações da turma

Pior defeito: de às vezes guardar um certo rancor de situações passadas

Seu melhor momento: episódio The Dark Age da segunda temporada de Buffy 

1 – Angel


Ao lado de Darla, o Monstro Angelus fez vítimas incalculáveis. No entanto, sua queda pelo lado negro da força encerra-se em 1898 quando ao matar a favorita de um clã cigano, tem o pior castigo para um Monstro como ele: a alma restabelecida. Desesperado e horrorizado pelos pecados do passado, vaga sem rumo, incapaz de se alimentar de sangue humano. Só quando conhece o demônio Whistler que lhe apresenta Buffy, sua vida/existência dá uma nova guinada, ajudando-a a praticar o Bem. Assim Angelus se torna Angel, o vampiro com alma.  


Um romance entre eles é inevitável, assim como também as consequências desta aproximação, que o faz perder a alma. Desta vez, Willow e seu talento de magia consegue restaurá-la novamente. No entanto, o romance perde perspectivas futuras e ele abandona Sunnydale. Em Los Angeles, brilha como o Herói que todos conhecemos. 

A figura complexa do personagem foge de uma classificação definitiva. Como Liam, Angelus ou Angel, o personagem tem  sim seus atributos, qualidades e fraquezas. Porém é quase impossível julgar que um ou outro foi influenciado por cada persona que teve. O Angel que conheço e amo, é um Herói que luta contra as forças do Mal a caminho da redenção, ou seja, reparar seus erros do passado. Sem dúvida alguma, um personagem mitológico dentro do Universo de Buffy, que ganhou uma série solo tão bem sucedida quanto sua "mãe".  

Maior qualidade: o altruísmo para abrir mão de tudo que mais aprecia pelo Bem Maior. 

Pior defeito: criar obsessões acerca de determinados alvos, que por vezes prejudicou sua existência e amizades. 

Seu melhor momento: episódio I will remember you da primeira temporada de Angel 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

[Meu papel na Equipe] Roteiristas dos episódios de Buffy

Por ''William'' Gunn


Esta matéria continua com o que foi desenvolvido no post anterior a listagem dos roteiristas que escreveram os episódios da serie Buffy. Não estranhem se começarem a ver os seus nomes nos créditos inicias e finais das series e filmes, bem como também fazendo participações como ator/atriz!


Legendas:
* Co-escrito. Atuou em conjunto com outro roteirista, apesar de não estar mencionado nos créditos
** Foi adaptado por este(a) para outro roteirista de TV (reaproveitamento de roteiro)



Dean Batali

1X05 Never Kill A Boy On The First Date*
1X09 The Puppet Show*
2X08 The Dark Age*
2X15 Phases*
2X18 Killed by Death*


Steven S. Knight

5X13 Blood Ties
5X20 Spiral
6X06 All the Way
6X13 Dead Things
6X19 Seeing Red


Rob Des Hotel

1X05 Never Kill A Boy On The First Date*
1X09 The Puppet Show*
2X08 The Dark Age*
2X15 Phases*
2X18 Killed by Death*

Carl Ellsworth

2X06 Halloween

Jane Espenson

3X06 Band Candy
3X11 Gingerbread*
4X03 The Harsh Light of Day
4X08 Pangs
4X11 Doomed*
4X12 A New Man
4X17 Superstar
5X03 The Replacement
5X09 Listening to Fear
5X12 Checkpoint*
5X15 I Was Made to Love You
5X18 Intervention
6X03 After Life
6X04 Flooded*
6X05 Life Serial*
6X12 Doublemeat Palace
7X07 Conversations with Dead People*(2)
7X08 Sleeper
7X14 First Date
7X16 Storyteller
7X21 End of Days*



Tracey Forbes

4X05 Beer Bad
4X09 Something Blue
4X18 Where The Wild Things Are


David Fury

2X20 Go Fish* 
3X12 Helpless
3X18 Earshot
3X19 Choices
4X04 Fear, Itself
4X11 Doomed*
4X13 The I In Team
4X21 Primeval
5X02 The Real Me
5X08 Shadow
5X14 Crush
6X02 Bargaining II
6X05 Life Serial*
6X11 Gone
6X22 Grave
7X08 Sleeper
7X11 Showtime
7X17 Lies My Parents Told Me*


Ashley Gable

1X08 I Robot, You Jane*
1X11 Out of Mind, Out of Sight

Drew Goddard

7X05 Selfless
7X07 Conversations with Dead People*
7X09 Never Leave Me
7X17 Lies My Parents Told Me*
7X18 Dirty Girls


Howard Gordon

2X09 What's My Line I

Drew Z. Greenberg

6X09 Smashed
6X14 Older and Far Away
6X18 Entropy
7X06 Him
7X13 The Killer in Me
7X19 Empty Places

David Greenwalt

1X04 Teacher's Pet
1X07 Angel
1X10 Nightmares
2X03 School Hard*
2X05 Reptile boy
2X11 Ted*
3X03 Faith, Hope, and Trick
3X05 Homecoming


Diego Gutierrez

6X17 Normal Again

Elin Hampton

2X20 Go Fish


Matt Kiene

1X06 The Pack*
2X04 Inca Mummy Girl

Ty King

2X02 Some Assembly Required
2X17 Passion


(Imagem não encontrada)
Rebecca R. Kirshner

5X04 Out of My Mind
5X19 Tough Love
6X08 Tabula Rasa
6X16 Hell´s Bells
7X04 Help
7X12 Potentials
7X20 Touched

Marti Noxon

2X09 What's My Line I*
2X10 What's My Line II
2X12 Bad Eggs
2X13 Surprise
2X16 Bewitched, Bothered and Bewildered
2X19 I Only Have Eyes for You
3X02 Dead Man's Party
3X04 Beauty and the Beasts
3X09 The Wish
3X15 Consequences
3X20 The Prom
4X02 Living Conditions
4X06 Wild At Heart
4X11 Doomed*
4X14 Goodbye Iowa
4X19 New Moon Rising
5X01 Buffy vs Dracula
5X10 Into the Woods
5X11 Triangle
5X17 Forever
6X01 Bargaining I
6X10 Wrecked
6X20 Villains
7X03 Same Time, Same Place
7X07 Conversations with Dead People*
7X10 Bring on The Night*

Douglas Petrie

3X07 Revelations
3X14 Bad girls
3X17 Enemies
4X07 The Initiative
4X15 This Year's Girl
4X20 The Yoko Factor
5X06 Family
5X07 Fool For Love
5X12 Checkpoint*
5X21 The Weight of the World
6X04 Flooded*
6X15 As You Where
6X21 Two to Go
7X02 Beneath You
7X10 Bring on The Night*
7X15 Get it Done
7X21 End of Days*


(Imagem não encontrada)
Dana Reston

1X03 The Witch


(Imagem não encontrada)
John Reinkmeyer

1X06 The Pack*
2X04 Inca Mummy Girl*

Thania St.John

3X11 Gingerbread*

(Imagem não encontrada)
Thomas A. Sweden

1X08 I Robot, You Jane*
1X11 Out of Mind, Out of Sight*

Dan Veber

3X08 Lovers Walk
3X13 The Zeppo

Joss Whedon

1X01 Welcome to the Hellmouth
1X02 The Harvest
1X10 Nightmares**
1X11 Out of Mind, Out of Sight**
1X12 Prophecy Girl
2X01 When She Was Bad
2X03 School Hard*
2X07 Lie To Me
2X11 Ted*
2X14 Innocence
2X21 Becoming I
2X22 Becoming II
3X01 Anne
3X10 Amends
3X16 Dopplegängland
3X21 Graduation I
3X22 Graduation Day II
4X01 The Freshman
4X10 Hush
4X16 Who Are You
4X22 Restless
5X16 The Body
5X22 The Gift
6X07 Once More With Feeling
7X01 Lessons
7X07 Conversations with Dead People*(2)
7X22 Chosen


Esses foram os gênios que escreveram no papel, os episódios que curtimos ou não da serie Buffy. Espero que tenham gostado das curiosidades sobre quem são eles(as).