sexta-feira, 30 de setembro de 2016

[Opinião] Por que Spike é melhor que Angel para Buffy?








Amigos Caçadores, venho hoje tentar elucidar uma coisa que tem agitado os fãs do Buffyverse. A rivalidade Bangels vs. Spuffys, expressões muito usadas por fãs shippers de casais

Primeiro entende-se por “shipper ou shippar com”, uma expressão muito usada pelos fãs que desejam ver determinado personagem com outro afetivamente. Isso acontece em qualquer série, novela, filme e etc...

E no Buffyverse não é diferente. A discussão aqui é sobre qual dois vampiros seria o para perfeito para Buffy. Aqueles que defendem a Caçadora com Angel são chamados Bangels (uma junção dos nomes Buffy + Angel). E os Spuffys (Spike + Buffy) defendem a heroína com Spike. 



Se por um lado, essa discussão é algo saudável servindo para motivar fãs e de certo modo, agitar as águas estagnadas de um Fandom meio morno ultimamente, por outro, torna-se um pouco vazio ao ponto de desnecessário. Na minha opinião (o que propõe a Coluna), todo este tempero teria sido reforçado pelos fãs de outras séries com a mesma temática de Buffy. Neste caso, lembrei da jovial The Vampires Diares

A obra citada trata de dois irmãos vampiros lutando pelo Amor da protagonista, que confusa, acaba criando várias situações em que ambos se mostram aptos para o seu conturbado coração. Assim vejo que certos fãs transferiram esta mesma situação para Buffy, onde Angel e Spike seriam o paralelo dos irmãos, e Buffy, claro, da protagonista. 

Angel, Buffy e Spike em um Cartaz fictício
em paralelo com The Vampire Diares

Mesmo com certas semelhanças teimosas, Buffy e seus relacionamentos nada tem a ver com TVD, pois ao contrário dos relacionamentos da série em questão, existiram em tempos diferentes. 

Quando iniciou seu romance com Angel, Buffy era inimiga mortal de Spike, que havia matado duas Caça-Vampiros. E como ela e Angel lutavam pelo lado do Bem, Spike foi um perfeito antagonista. Quando Angel viu que seu Amor o privaria de estar com Buffy, partiu para Los Angeles, e Spike entrou em cena já como um Ser da noite domesticado pelo chip. 

Buffy e Angel num último e inesquecível momento em The Prom

Buffy e Spike num momento hilário em Something Blue


Antes de recuperar sua alma, Spike era um anti-herói, aquele que só agia beneficamente por interesse próprio. Neste tempo, sua obsessão por Buffy o levou a ser seu perseguidor, como a maioria dos vampiros fazem. 

A história de Spike com as Caça-Vampiros data de muito antes de conhecer Buffy. Depois de ter experimentado o sangue da primeira, ativou um desejo enorme de caçar e matar todas. E o desejo logo virou obsessão tão grande que o fez machuca-la em Seeing Red. Desprezado, ele saiu de Sunnydale atrás de uma arma que pudesse feri-la mais, e acabou conseguindo sua alma por meio do Primeiro.

Spike e Buffy em uma cena tensa da sexta temporada


Mas por que Spike e não Angel?

A resposta é bem simples ao mesmo tempo complexa para os fãs. Como um vampiro amargurado pelo sofrimento depois de ter sua alma restaurada, Angel vagou durante anos atrás de um sentido para continuar existindo até encontrar e se apaixonar por Buffy. Depois, seus esforços heroicos para manter sua preciosa alma sempre respingava em Buffy, criando uma situação de dor e sofrimento para ambos num típico poema de Vinicius de Moraes "Todo grande amor só é bem grande se for triste!" E o de Buffy e Angel é justamente assim, como bem reforçou Giles uma vez “Poético, ao mesmo tempo triste”



Embora seja único, especial e verdadeiramente heroico, o Amor de Buffy e Angel é algo inalcançável para nós, pobres mortais. Nós não gostamos de ver e muito menos viver este tipo de relação que nos priva ao invés de somar. 

A definição romântica do Amor diz que ele não deveria causar sofrimento e sim transformar tudo em leveza e poesia. É este o tipo de Amor que Spike ofereceu a Buffy. Um Amor onde os sacrifícios não impedem que fiquem juntos. 

Além disso, Spike tem um magnetismo bem mais atraente que Angel para os fãs, especialmente os mais jovens. Ele é jovial, espontâneo, irônico, galante e de certo ponto, acolhedor com seus defeitos e qualidades. 



Sou defensora do "Amor Bangel", por mais estranho que possa parecer depois de tudo que explanei. Talvez por ser grandioso, surreal, de uma beleza contemplativa, ou talvez pelo fato de eu ter a alma tão envelhecida como Angel, entendendo que o Amor deles não serve a interesses pessoais, ou seja, não é preciso estar junto para pertencer. Mas é prontamente justificável para mim como fã toda essa adoração a Spike, sem a rivalidade que todos imaginam existir. 

Buffy teve com ambos relações diferentes, por razões diferentes, em tempos diferentes. Neste caso, tanto Angel, que teve a difícil missão de manter sua alma, quanto Spike, que mudou antes de possuir uma, fazem parte de uma maneira especial e importante da trajetória da Buffy e da Caça-Vampiros. 

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

[Mais uma vez com sentimento] 10 Episódios para não esquecer: Parte 2




Amigos Caçadores, depois de ficarmos a par dos episódios inesquecíveis de Btvs, agora chegou a vez de ANGEL. 

Vamos relembrar os emocionantes e alguns decisivos momentos da trajetória de uma das séries mais aclamadas da Tv, e que nos orgulhamos fazer parte do Buffyverse:


Primeira Temporada Episódio 01


Depois de se despedir de Buffy em Sunnydale, Angel parte para a cidade de Los Angeles e logo descobre que os problemas migraram também. Contudo, sua opção de se distanciar da humanidade poderia se tornar um problema maior para todos os necessitados. A interferência de um novo aliado dos Poderes que Valem e a presença de um rosto amigo o fazem de mudar de ideia.


O início da saga serial de Angel é um dos episódios mais perfeitos de todo o Buffyverse. O roteiro certamente foi um dos responsáveis pela bela porta de entrada dos fãs. A apresentação segura de uma proposta diferente de Btvs atraiu ainda mais fãs.


Primeira Temporada Episódio 09


No passado, Doyle lutou contra o seu Dom e agora a verdade sobre ele tem que ser revelada para Cordelia no tempo em que ele e Angel lutam para salvar Demônios de um grupo que quer exterminá-los. É hora de decisões importantes e sacrifícios de redenção.


O que é ser um herói? Enquanto Cordelia tenta explicar através de uma propaganda televisiva, Doyle mostra na prática. O episódio marca um contexto histórico brilhante acerca do Holocausto da Segunda Guerra Mundial e toda a intolerância nela constituída. O último vislumbre do ator Glenn Quinn que se despediu da série, foi um dos momentos mais memoráveis.


Primeira Temporada Episódio 18


Depois de aprontar todas em Sunnydale, Faith chega a Los Angeles para provocar Angel. Logo, a Caçadora é visada pela Wolfram & Hart, mas seus planos em relação a este encontro são bem diferentes. O Conselho também quer detê-la, mas Wesley agora parece não agir de acordo com a cartilha deles.


Este é um dos episódios mais adorados não só pelos fãs de ANGEL, como também pelos fãs de Buffy, afinal, é um crossover com a série mãe. Todos os personagens brilham incessantemente num paralelo entre Angel desalmado e Faith, que parece não ter alma. O destino inacabado da Caçadora tem um desfecho que surpreende a todos numa trama ágil, habilidosa e empolgante. 


Segunda Temporada Episódio 07


Darla continua jogando com Angel, e uma série de flashbacks mostra a vida de uma mulher de nome desconhecido antes de ser vampirizada e o depois, em sua relação com Angelus tendo de escolher entre a luxúria com o parceiro ou a lealdade ao Mestre. Nos dias atuais, viva, sua alma recém restaurada pesa sobre ela chegando a uma decisão importante que envolve Angel.


Uma das melhores personagens da primeira temporada de Buffy, foi ressuscitada com sucesso em ANGEL e para começar sua inesquecível história só mesmo um episódio marcante mostrando os dois lados da moeda de alcunha Darla (nome dado pelo Mestre). O passado e o presente se misturando entre personagens e cenários. 


Segunda Temporada Episódio 10


Os planos de Drusilla e da Wolfram & Hart para trazer a vampira Darla de volta são demais para Angel. O Vingador da Noite acaba recebendo a ajuda inesperada de Kate, que quer que ele as detenha, mas Angel tem outros planos, que não envolve heroísmo e sim vingança. Neste processo, ele rompe laços com Cordelia, Wesley e Gunn.


Um grande ápice da temporada, trouxe nossos amados personagens e vilãs em diálogos brilhantes. Darla e Drusilla tendo a oportunidade de brilharem perversamente como nunca. E o Herói, Angel, exalando sua faceta mais sombria fez parte com propriedade de toda a boa trajetória do personagem, que culminou com duas cenas de tirar o fôlego dos fãs. 


Terceira Temporada Episódio 09


Chega o grande momento da vingança de Holtz e a alma do filho de Darla grávida começa a mudar os sentimentos da cruel vampira. Agora, ele se mostra uma mulher frágil, com medo de perder todo aquele bom sentimento. Assim toda a turma passa a protege-la até o decisivo momento do nascimento. 


Do drama ao humor, o episódio segue um curso inacreditável e bem agradável. Mais uma vez ao autores acertam em cheio com diálogos perfeitos edificando emoções de velhos e novos personagens. O paralelo entre a tragédia passada de Holtz e o drama de Darla e Angel no presente, é contado com extrema primazia. 


Terceira Temporada Episódio 11


As visões estão afetando cada vez mais fisicamente Cordelia e para escapar do terrível destino da Morte, ela é submetida a um teste por um Guia que seria enviado pelo Poderes. Neste teste, ela descobre o que teria acontecido com ela se não tivesse se encontrado com Angel na primeira noite em Los Angeles.


Outro episódio onde o roteiro é primordial. Eu particularmente adoro tramas que contextualizam com “E se....”, ou seja, histórias alternativas. Além disso, para quem é fã de Cordelia, este é o episódio definitivo onde a patricinha fútil dá lugar a heroína que conhecemos.


Quarta Temporada Episódio 15


A alma de Angel desapareceu misteriosamente do Cofre. Neste tempo, Cordelia continua manipulando Connor enquanto a turma tenta um meio para trazer Angel de volta. A ideia de Fred foi contatar Willow, a bruxa que restaurou a alma do vampiro anteriormente. Já Faith em coma por conta da droga Orpheus, ajuda Angel a derrotar Angelus, criando um importante elo entre eles. 


Só o fato de poder contar com as presenças de duas importantes personagens do Buffyverse, já poderia colocar este episódio na Lista de memoráveis. Mas só isso não basta. Soma-se a um confronto de tirar o fôlego verbal e fisicamente, e uma história interessante onde todos tem sua importância enredada por um grande desfecho que provocou uma reviravolta dentro da temporada.


Quinta Temporada Episódio 12


Cordelia acorda do coma ao mesmo tempo que Angel recebe a visita nada amistosa de um velho inimigo, que promete derrota-lo antes da Wolfram & Hart. As dúvidas de Angel enredado nos corredores da Firma são sanadas depois de um beijo de Cordelia, que cumpre sua última missão com os Poderes que Valem.


Para muitos, o Centésimo episódio da série só trouxe dor e tristeza. Mas analisando friamente foi mais uma das brilhantes tramas permeadas no Buffyverse. A despedida de uma querida personagem não poderia ser mais heroica, deixando sua marca como uma das maiores desse universo. A homenagem a Doyle só não deu mais nó na garganta que a última cena. Momentos de decisões discutíveis, mas de uma realização indiscutível.   


Quinta Temporada Episódio 15


A curiosidade de Fred a leva a um momento decisivo de sua existência. Com a chegada de um misterioso Sarcófago na Wolfram & Hart, a bela é infectada com uma espécie de Vírus que data do mundo antigo. Agora Angel e a turma tem de correr contra o tempo para impedir que uma nova ameaça surja do buraco do mundo. 


Tendo Fred como ponto central da trama, somos sugados aos momentos iniciais que antecederam a vinda da moça a Los Angeles e no fim, as questões que a levaram em perfeitos diálogos. A bela letra da música de Kim Richey traduz todos os estágios do processo de transformação da trama. Da esperança a aceitação. Sensacional! 

sábado, 17 de setembro de 2016

[Mais uma vez com sentimento] 10 Episódios para não esquecer: Parte 1






Amigos Caçadores, já falamos por aqui dos episódios de Btvs e ANGEL que todo fã gostaria de esquecer. 

Agora chegou a hora de apontar os grandes episódios do Buffyverse, aqueles que todo fã quer se lembrar pra sempre. E para começar, os melhores e mais inesquecíveis episódios de Buffy:


Primeira Temporada Episódio 07


Buffy está cada vez mais balançada pelo aliado misterioso e seus sentimentos em relação a ele chegam a um momento decisivo onde revelações sobre o rapaz podem mudar as perspectivas dessa relação. Giles e seus amigos são afetados de uma maneira diferente, e no fim, são surpreendidos. 


Se a primeira temporada foi a mais criticada pelos aspectos técnicos, o mesmo não se pode dizer pelos aspectos de construção. O mistério em torno de Angel é revelado com o clima misto de romance e suspense tornando a Mitologia em torno do personagem memorável. 


Segunda Temporada Episódio 14


A relação de Buffy e Angel alcança um outro nível e como consequência, o vampiro perde sua alma. Agora ele é uma ameaça que Buffy tem que deter, e ainda mais perigosa, pois sabe as fraquezas da Caçadora. Enquanto a turma lida com uma outra ameaça que pode extinguir a humanidade. 


Em todo seriado existe o que chamamos de "ritual de passagem" para os protagonistas e este foi o de Btvs. Aqui a Caçadora deixa pra trás sua inocência como guerreira e mulher, entregando-se a uma batalha que muitas de nós nos identificamos na época. Além de salvar o mundo, Buffy tinha de salvar a si mesma, recuperando a autoconfiança depois de ter sido destruída por quem mais amava. 


Segunda Temporada Episódio 21


Willow encontra o Feitiço de restauração para a alma de Angel traduzido por Jenny. Então, ela, Buffy e a turma resolvem elaborar um plano para a missão. Eles só não contavam com a astúcia do Vilão, que agora quer destruir o mundo. Para isso, ele terá de contar com a colaboração involuntária de Giles enquanto Buffy ganhará um aliado inesperado. 


Muitos só se lembram dos grandes momentos da segunda parte, a season finale. Mas se este início não tivesse sido tão brilhante, o desfecho seria minado de forma menos grandiosa. Os flashbacks da vida do jovem Liam e da excêntrica Drusilla foram uma primazia aos olhos dos fãs, bem como o vislumbre do momento do chamado de Buffy. Tudo isso entre cenas, diálogos e prólogos inesquecíveis. 


Terceira Temporada Episódio 18


Buffy é infectada com o sangue de um Demônio telepata, podendo assim ouvir todos os pensamentos a seu redor. Neste processo, ela descobre que um atirador ameaça o Sunnydale High mobilizando toda a turma a fim de encontra-lo. Já Angel precisa encontrar o Demônio para o antídoto de uma condição que pode matar Buffy. 


Era quase o fim da Era Colegial e seguindo esta premissa, os roteiristas nos brindaram com um episódio inesquecível em que o pano de fundo foi uma das metáforas mais bem elaboradas de sofrimento dos estudantes dentro de um Colégio. Temática bem apropriada para a época em que os Colégios americanos viviam sendo alvo de atiradores. Contexto rico e atual.  


Quarta Temporada Episódio 10


Quando os habitantes de Sunnydale perdem a fala, cabe a Buffy e a turma investigar o que pode ter ocorrido ao mesmo tempo em que um grupo de Demônios resolve invadir a cidade. Neste tempo, Willow ganha uma nova amiga do grupo de Bruxas da Faculdade e os segredos guardados por Buffy e Riley vem à tona. 


Uma perfeita alusão ao cinema mudo, possui poucos diálogos basicamente calcado em expressões e momentos que devem ser apreciados como terror ou drama. Fantástica, a trilha sonora dita toda a atmosfera de suspense neste episódio tão aclamado que recebeu até uma indicação ao Emmy!


Quarta Temporada Episódio 21


Depois de descobrir as armações de Spike, Buffy e a turma se unem novamente para lidar com Adão e seus planos. Para isso, eles invocam um Poderoso Feitiço que dá a Buffy poderes que nem imaginava que pudesse ter. 


Depois de uma temporada de mudanças tanto para os fãs quanto para a turma, tudo é condensado de forma empolgante neste episódio que manteve a essência sobrenatural do seriado sem deixar de lado a Poderosa essência humana. Elementos que fazem de Buffy uma Caçadora única, mostrada ao logo de toda a temporada. O contato de Buffy com a origem dos Poderes místicos da Caça-Vampiros foi perfeito e seria explorado com mais propriedade nas temporadas posteriores. 


Quinta Temporada Episódio 16


Uma inesperada notícia abala o mundo de Buffy em casa. Agora ela contará com a força de Giles e dos amigos para lidar com a perda de um importante elo entre suas vidas. 


Com um formato diferente de séries de mesma temática, impressionou até mesmo os críticos especializados que colocaram Sarah Michelle Gellar na Lista de grandes atuações da Tv naquele ano. Nenhuma série conseguiu captar tão bem o sentimento de perda. As emoções naturais captadas de cada personagem e a falta de uma trilha sonora ditou o ritmo do episódio, tornando sua realização um clássico.


Sexta Temporada Episódio 07


Quando Xander evoca involuntariamente um Demônio na Loja de Magia, toda a cidade fica entorpecida pela música, saltando para fora os sentimentos ocultos de cada um. 


Expressões em forma de música foi mais uma ideia genial do autor, que fez desse clássico entre os fãs o ponto chave da temporada. Além de Buffy, outros personagens brilharam intensamente diante de todo o fechamento de suas dúvidas e inquietações mostradas até este momento. Simplesmente brilhante! 


Sexta Temporada Episódio 17


Ainda tentando se acostumar a nova vida, Buffy é infectada por uma poderosa toxina demoníaca que a faz transitar entre o mundo de Sunnydale e o mundo que para ela, seria o mais real, mesmo que fosse uma moça com problemas mentais. 


O episódio mais perfeito de acordo com a trajetória de Buffy, a garota que só queria ser normal de novo antes de ser a heroína que conhecemos. O peso das responsabilidades, uma irmã mística e problemática, amigos superpoderosos e Monstros da Boca do Inferno quase ficaram para trás na vida da Caçadora, que teve de ser mais heroica possível pra recuperar sua sanidade nesta trama de roteiro impecável. 


Sétima Temporada Episódio 22


Enfim, chegamos a batalha final entre A Caçadora, seus amigos e o Primeiro Mal. Tendo o Sunnydale High como cenário principal, Buffy liderou seu Exército contra as Forças do Mal e a intervenção providencial de Willow fez a vitória final. 


Depois de sete temporadas, somos levados a um desfecho grandioso do seriado. Além das batalhas, cenas marcantes mostraram o enlace de todos os personagens com suas características mostradas ao longo da jornada de cada um. Embora não tenha sido de forma perfeita para os fãs que tiveram de lidar com importantes perdas, ao menos teve um final digno e seguro.