sábado, 31 de outubro de 2015

[Enfeitiçados, entediados e Confusos] O Buffyverse e os Monstros mitológicos




Amigos caçadores, quem quando criança nunca teve medo de Assombrações do tipo A Múmia, o Conde Drácula, Lobisomem e o Frankenstein? Atire a primeira pedra então.....

Os Monstros que sempre permearam a nossa imaginação numa época de inocência carregavam consigo a ingenuidade de um temor até gostoso de se sentir não é mesmo? Hoje tudo isso parece besteira, porém a força da Mitologia criada em torno de um corpo embalsamado, um Monstro “costurado” com partes humanas, um Conde sugador de sangue e um homem que em noite de lua cheia se torna um grande Selvagem (metade homem, metade Lobo) devorador de pessoas, é simplesmente algo para não esquecer e muito menos renegar. 


No cinema, foram os filmes estrelados por Boris Karloff na década de 30 e alguns que tentaram repetir o êxito entre a criançada no início da década de 90 como Deu a louca nos Monstros (um dos meus favoritos na época). Este trouxe todos os Monstros unidos como uma espécie de “Vingadores” da versão terror. Cada um com sua própria história/Mitologia, mas foram “aproveitados” juntos aqui. 

Na TV, programas infantis como O Clube do Terror (me lembro até hoje do Conto da Rainha do Baile), e seriados voltados para o gênero que ajudaram a sustentar a mística.


Dentro desses seriados, está a nossa caça-vampiros, que como já dissemos, começou como terror teen, carregando alguns traços desses programas anteriores e como não poderia deixar de ser, alguns personagens também desta forte Mitologia. Assim sendo, tivemos o prazer de reviver nossas lembranças através de personagens, enredos e tramas protagonizados pela essência única desses Seres que saíram de suas gélidas tumbas para marcar presença no Buffyverse. 


A Múmia



Uma múmia é um cadáver cuja pele e órgãos foram preservados intencional ou acidentalmente pela exposição a produtos químicos, frio extremo (múmias de gelo), umidade muito baixa e etc. Reza a lenda que quando não descansa, seu espírito retorna para o corpo, saindo de seu sarcófago e perambulando pelo mundo assustando as pessoas. A Múmia mais famosa do mundo é do Faraó Egípcio Tutancâmon, e do Buffyverse atende pelo nome de Ampata, que nem de longe parece um Ser repugnante, pelo contrário, tratava-se de uma linda jovem, que foi mostrada como uma possível estudante peruana de intercâmbio como vimos em Inca Mummy Girl (episódio 04 da segunda temporada de BTVS). 



O roteiro foi um daqueles primores da segunda temporada mostrando como uma jovem que foi sacrificada durante um Ritual tomou a identidade do verdadeiro estudante. Quando Buffy e a turma vão a uma exposição no Museu, um objeto que fazia parte do ritual é quebrado, acabando com o feitiço que a mantinha inerte em sua Tumba. Ampata então ganha vida e para sobreviver, suga os fluidos corporais de um garoto, passando a experimentar pela primeira vez algumas emoções humanas ao lado de Xander, que se apresenta como uma espécie de guia para ela. Eles iniciam um relacionamento enquanto Ampata divide a casa com Buffy, e logo ambas irão perceber que têm segredos que uma não pode saber. 

Buffy e Ampata: muitas coisas em comum
A passagem de Ampata pela casa de Buffy é de certo modo enriquecedora para a caçadora, que percebe no fim que “A Múmia Inca” é apenas uma garota que queria uma vida normal, pois teve de se sacrificar pelo seu povo muito jovem e sem ter ao menos experimentado todas as coisas que o mundo tem para oferecer. Qualquer semelhança não é mera coincidência, pois a própria Buffy já tinha morrido também para salvar o mundo e como Ampata, tentou lutar contra o seu destino insólito, embora de maneiras extremamente distintas.

O Lobisomem


O Lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, que aponta que quando uma família tem 7 filhas, e depois um homem, este último será um Lobisomem, que se morder ou ao menos arranhar um outro Ser Humano, este continua a perpetuar a espécie. Foi o que aconteceu ao guitarrista Daniel “Oz” Ozbourne, ou mais conhecido como Oz. 


Antes de conquistar pra valer o coração de Willow, Oz era um cara normal, inteligente e bastante estudioso. Sendo assim, não demorou muito para eles terem algo em comum e dividirem o mesmo espaço como os cérebros do Colégio. O jeitão calmo e pacato de Oz, amansou o coração de Willow, que havia descoberto que Xander estava envolvido com Cordelia. Quando enfim, a melhor amiga de Buffy sentiu que havia descoberto o Amor, eis que uma outra bomba recai sobre sua vida: seu amado é um Lobisomem. 

À princípio, Willow teve de lutar não só contra seus sentimentos, mas também com o restante da turma, que não aceitava Oz. Só quando viu que o rapaz era inocente, pois havia muitos mais humanos que de tão cruéis pareciam os verdadeiros Monstros, foi que se acostumaram melhor com a ideia. Este foi todo o enredo de Phases (episódio 15 da segunda temporada). 

Oz e Willow viveram felizes para sempre até ele conhecer Veruca, uma vocalista pra lá de sensual de uma banda da Faculdade, que na verdade, era também um Lobisomem. 


Para a vocalista, Buffy, Willow e a turma estavam domesticando algo que não deveria ser domesticado. O instinto selvagem de OZ era uma coisa livre, indomesticável. Sem culpas e nem remorsos, pois nunca desejaram isso, mas agora teriam de aproveitar da melhor maneira possível o que ela chamou de Dom. Durante algum tempo, OZ tentou lutar contra a forte atração exercida por Veruca, mas no fim o instinto animalesco falou mais alto, e Oz deixou Willow. 

Veruca e OZ: unidos pelo mesmo instinto 

Em ANGEL, mais precisamente no episódio Soul Purpose (episódio 10 da quinta temporada) fomos apresentados a Nina Ash, uma estudante de Artes, que teve sua vida virada de cabeça pra baixo após uma noite de perseguição. Mesmo sendo salva de virar picadinho por Angel, ele não pôde deter as sequelas do ataque. Um arranhão e pronto! Nina se tornara um Lobisomem (linda e atraente com certeza), mas ainda assim, alguém que poderia ferir sua irmã e sobrinha e mais pessoas a seu redor. 



Em seu juízo perfeito, tornou-se um affair para o Vingador da noite na clássica versão romântica de um Vampiro e um Lobisomem como um casal.  

O Frankenstein


O monstro conhecido como Frankenstein não se chama Frankenstein. Esse é, na verdade, o nome de seu criador. Victor Von Frankenstein, um estudante de química, biologia, filosofia natural e anatomia, que construiu um monstro horrível em seu laboratório com pedaços de cadáveres costurados e reanimados com uma descarga elétrica numa noite de tempestade. Ao descobrir que é rejeitada por todos, a criatura então resolve se vingar de seu criador. Por onde passa, Frankenstein deixa um rastro de morte e vingança. Terrível não?

Darryl e Cris: a versão Buffyverse de criatura e criador

A versão de BTVS foi um pouco mais vamos dizer, romantizada. No episódio Some Assembly Required (episódio 02 da segunda temporada), um estudante tão inteligente e criativo quanto Victor Frankenstein, resolve reviver Darryl, seu irmão morto para satisfazer sua mãe. 

Contudo, o rapagão pareceu não satisfeito em retornar a vida, pois assim como Frankenstein, temeu ser rejeitado por todos por conta da aparência e concluiu que não poderia ter uma vida social e amorosa no mínimo decente. E para não ficar sozinho, fez com que o irmão gênio construísse uma Noiva Ideal para ele. Após algumas tentativas, eles escolheram Cordelia como a futura Noiva de “Darryl” Frankenstein. 

O "Frankestein" a espera de sua noiva.
Pobre Cordelia.....
O enredo foi uma clara homenagem ao Conto que inspirou a Mitologia do Monstro, bem como a sequência chamado A Noiva de Frankenstein. Aqui tivemos, o Doutor responsável em dar vida a sua criação; a criatura e sua noiva. 

O Monstro da Lagoa Negra


Assim como os vampiros, os lobisomens e as múmias que voltam à vida, o Monstro da Lagoa Negra - cujo "nome oficial" é Gill-Man ("homem com guelras") tem sua origem em uma antiga lenda. Nesse caso, porém, não era uma lenda europeia, e sim sul-americana, de uma raça de homens-peixe que habitaria a bacia amazônica. A Lagoa Negra seria o local dos primeiros ataques do Monstro. 

Buffy - The Vampire Slayer teve seus Gill-Mans quando um treinador de natação do Sunnydale High resolveu transformar seus atletas em superatletas usando uma substância química não recomendável no vapor da sauna dos meninos. A tal substância entranhava no corpo, que não podia contê-la, ocasionando uma mutação nos rapazes, que viravam criaturas do mundo marinho com direito a tudo que as mesmas possuem. 


Go Fish (episódio 20 da segunda temporada) mostrou numa metáfora bem elaborada de como pode ser prejudicial para a saúde o uso de fórmulas químicas (anabolizantes) para ter um alto rendimento nos esportes. Na época, foi um grande acerto entre a garotada, cada vez mais dependente deste tipo de estratégia e que no fim de tudo, tomou um verdadeiro susto. E não foi por causa do Monstro não. 

O Conde Drácula


E por fim, mas não menos importante, chegamos ao Chefe/Líder da turma de Monstros. Talvez toda esta Mitologia tenha começado com as páginas de Bram Stoker quando escreveu as primeiras linhas de seu livro mistificando um Conde que se alimentava com o sangue de pessoas incautas. Por isso se faz justo que Drácula seja mesmo o grande protagonista do universo dos Monstros, e como vampiro, não poderia passar em branco no Buffyverse, mesmo como coadjuvante. 

Foi em Buffy vs. Drácula, episódio que abriu a bem sucedida quinta temporada, que a caçadora ficou frente a frente com o famoso Conde. De início, a caçadora agiu como se o Vampiro fosse uma espécie de Popstar. Alguém que nem em seus maiores sonhos (ou seriam pesadelos?) ela pudesse imaginar encontrar ali, na cidadezinha quase provinciana, de Sunnydale. 


Assim como a Caça-Vampiros, Drácula também era bastante conhecido no meio sobrenatural (embora nunca se tenha tido menção sobre ele anteriormente no seriado). Segundo consta, ele teria perdido dinheiro para Spike, e se negado a pagar e até um romance com Anya em seus tempos de Demônio de Vingança, ele teve! Contudo, nesta passagem a única coisa que lhe interessou foi Buffy, a caçadora. E deste encontro emergiram várias sensações e descobertas.


Passado a excitação fã/ídolo, as coisas ficaram ainda mais quentes entre eles. A força de um puxava para o outro, como uma espécie de imã, afinal, não pode existir caça-vampiros, sem vampiros, não é mesmo? Buffy e Drácula começaram um jogo de sedução e atração como nos filmes estrelados por Bela Lugossi. O Vampiro da noite sempre seduzia as mocinhas incautas por conta do prazer da Morte. No fim, ambos perceberam que tinham algo em comum: a sede de matar e a devida importância dada ao Sangue. Foi ele quem a ajudou começar entender melhor o seu Legado de Caçadora como uma espécie de “Assassina” como em “A morte é o seu Dom”. 



Vampiros, Monstros, lobisomens, tudo que sempre fez parte da parcela do mundo do terror, foi sempre bem-vindo e inserido de forma criativa, interessante e bem humorada, bem ao estilo do Buffyverse. Para os críticos mais apaixonados pelo gênero, uma grande homenagem a quem fez história no cinema e na TV, e para nós, meros fãs, mais um presente desse Universo que virou algo assustadoramente encantador. 

E para todos dessa família que se assustam de forma encantadora, um Feliz Halloween! Até a próxima......

sábado, 24 de outubro de 2015

[A Escolhida] Happy Bitrhday Buffy! (Or not....)




"Amigos Caçadores, mais um ano de vida pra euzinha né? Parabéns para mim então (risos)! Mas antes de cortar o bolo, vamos relembrar os momentos bons e ruins de todos os meus aniversários. É cada história.....


Até Cordelia resolveu aparecer e me fazer uma surpresa

Acho que todos devem se lembrar desse, pois pra mim foi um divisor de águas na minha vida. Eu e Angel estávamos cada vez mais próximos e já começava a imaginar que pudesse elevar o nosso relacionamento a um outro nível, se é que vocês me entendem né? Mas antes comecei a ter pesadelos com Drusilla, que neles assassinava Angel sem eu poder reagir ao fato. 

Enquanto isso a turma preparava uma grande festa pra mim sem saber que do outro lado, Drusilla também estava preparando sua festa. Para isso, a “louquinha” decidiu reunir as peças de um Demônio poderoso chamado de O Juiz. O plano era livrar nosso mundo dos seres humanos, queimando-os sem piedade e nem julgamento. Consegui tirar o braço do Monstrengo de um dos vampiros deles, e ao abrir a caixa que continha o objeto, fui devidamente “apresentada” à parte ativa do mesmo. Nossa, que sufoco!

Eu naquele momento "sem palavras".....

Este aniversário ainda traria mais surpresas desagradáveis. Depois de uma noite de Amor com Angel, onde consumamos nossa relação, veio o choque de ter de lidar com o lado Monstrengo do meu amado chamado Angelus, que se une a Drusilla, Spike e o tal Juiz me deixando completamente arrasada, de coração partido, mais frágil e velha. Ainda bem que essa história terminou bem pra gente, mas na época foi terrível mesmo!

Angel todo tenso depois de entregar meu presente

Era mais um ano de vida, o que para uma Caçadora era motivo demais para celebrar. Cheguei a fazer os mesmos planos com o meu Pai, mas tudo foi por água abaixo quando cheguei em casa e vi que ele tinha deixado uma “encomenda” para mim. Dois ingressos para meu show preferido de patinação no gelo, balõezinhos e uma bela cesta de presentes. Mas isso não foi o suficiente para mim. Nem mesmo o belo presente que Angel me deu (ele não é fofo demais?), um livro raro de poesias, me fez animar. 

Minha decepção com Papai só não foi maior por que Giles decidiu decepcionar-me mais. Tudo por conta de um treinamento arcaico e cruel do Conselho. Ele tirou todos meus poderes de Caçadora, me obrigando salvar minha mãe indefesa das garras de um vampiro psicótico. Tive de me virar sendo apenas uma humana, e ainda bem que no fim, prevaleceu meus outros atributos, que acabou com mais um circo do Conselho e mandou embora aquele velho chato. 


Minha festa desse ano: amigos todos empolgados

É, tudo realmente transcorria para meu primeiro aniversário pacífico e feliz. Todos os amigos reunidos para mais uma festa surpresa, e eu estava radiante e divertida com Riley, meu namorado muito fofo e lindo. Além disso, começava a fazer parte efetivamente de tudo que me rodeava sendo apresentada a Professora Walsh. No início, ela me dava medo, mas depois vi que poderíamos ser parceiras e amigas.  

O problema foi que aproximando-me de Riley e Walsh, comecei a perder (juro que foi sem querer!) meu elo com Giles. Tadinho…ele virou o alvo preferido de críticas da Professora Walsh e percebeu que ficou à margem de minhas ações e da Iniciativa. Assim acabou sendo presa fácil para Ethan Hayne, um velho rival que usou um feitiço para transformá-lo num Demônio. Pronto! O caos instalou-se e tive de caçar meu próprio amigo, o mais perto de uma figura paterna que tive.


O presente da Dawn me tirou o chão.....

Um dos aniversários mais memoráveis que eu tive foi depois de descobrir que minha irmã Dawn na verdade não era minha irmã de verdade. Não, ela também não foi adotada....É uma história complicada que numa próxima oportunidade eu conto a vocês. Mas agora gostaria de compartilhar um desses momentos que fazem a gente pensar demais nos nossos laços de sangue e na família que tanto amamos. 

Dawn não era minha irmã de “verdade”, mas era de sangue. O meu sangue. Por isso vocês podem imaginar o quanto eu sofri quando ela me deu um porta-retratos cravado de conchinhas que supostamente teríamos apanhado na areia em uma das viagens de férias com nossos pais. O momento cortou o clima de animação da festa, que já não estava ao natural depois que resolvi contar toda a história da Dawn para meus amigos. E ela como não é boba nem nada (tem o meu sangue lembram?), acabou descobrindo toda a verdade e saiu de casa indo parar nas mãos da Glória. Que sufoco! Mas ainda bem que tudo acabou dando certo no fim.....

Outro fato importante de tudo isso, foi que este foi o último aniversário que passei com mamãe. 


Willow e Dawn dividindo comigo minha alegria

É bem que eu tentei me mostrar uma garota normal. Assim eu convidei Sheilla, uma amiga minha do trabalho para celebrar comigo. Eu só esqueci de avisá-la que meus aniversários nunca saem como espero. Desta vez foi a Dawn, que se sentia muito sozinha neste ano, afinal, estava sendo muito difícil pra eu me acostumar com a minha vida novamente. 

A pirra.....digo, minha irmã resolveu fazer um pedido a uma das amigas da Anya e acabou transformando a minha festa num caos completo. Mas antes ela havia me presenteado com uma jaqueta linda, mas as coisas já não estavam indo muito bem com o Spike pegando no meu pé, Tara sabendo do nosso segredo, Willow sem poder usar magia e Anya super estressada com todos.....Neste tempo, tentei esconder de meus amigos humanos o meu mundo de Monstros, vampiros, e etc quando todos nós fomos obrigados a permanecer dentro da casa por causa de uma maldição lançada por Halfrek. 

No fim, a própria desfez o feitiço, mas até chegar a este momento, as coisas estiveram muito difíceis como sempre....


Bem amigos, como viram meus aniversários vão muito além de bolos, confetes e docinhos. Para uma Caça-Vampiros as coisas nunca são comuns, então por que meus aniversários seriam? Já deveria estar mais calejada né? 


Porém devo confessar que mesmo não saindo do jeito que queria, estas datas pra mim nunca deixaram de ser memoráveis. Ou seja, jamais passaram em branco para o Bem ou para o Mal, afinal, é sempre bom relembrar momentos que marcam nossas vidas. Compartilhar os bons com os amigos e sobreviver aos ruins ao lado deles. Ainda bem que disso eu nunca fui privada, pois sempre tive todos eles do meu lado. Meus melhores presentes, sem dúvidas. 


Acho que agora é melhor eu me apressar pois está quase na hora de cortar o bolo. Pra quem será que vai o primeiro pedaço? Façam suas apostas....."

terça-feira, 20 de outubro de 2015

[Mais uma vez com sentimento] Momentos inesquecíveis de ANGEL, a série




Amigos caçadores, chegou a hora de relembrar 10 momentos que na minha opinião mais marcaram a história de ANGEL, a série. 

Dramáticos, reveladores, engraçados, memoráveis. Tudo que um seriado de TV desse porte pode dar a seus amados fãs. Vamos conferir? 

10 - “Como posso agradecer bonitão misterioso da noite de sobretudo preto?
- Não precisa mocinha! Suas lágrimas de gratidão são o suficiente para mim. Sabe, eu já fui um vampiro bem malvado, mas o Amor e uma maldição nojenta me desdentaram. E agora sou apenas um bichinho inofensivo com dentes ruins. 
- Tem que haver um jeito de demonstrar a minha gratidão. 
- Não, ajudar os necessitados é meu dever, e controlar uma boa dose de tensão sexual. Me safar como um esquisitão magnífico já é bom demais! 
- Eu compreendo. Tenho um sobrinho que é gay também. Por isso....
- Não diga mais nada! O Mal ainda está perto e estou quase sem meu gel de cabelo de menina que eu tanto gosto. Depressa para o Angelmóvel. Vamos!” – Spike em In the Dark (S01E03)

PS: Versão dublada do "diálogo"



Spike em seu momento bonachão descrevendo o “diálogo” entre Angel e uma moça que acabava de salvar. Um daqueles momentos que fazem da rivalidade desses dois campeões algo memorável e acima de tudo, criativo. 


9 - “Nunca saberemos se este é o rosto que poderia amar” 
– Doyle em Hero (S01E09)


O destino de Doyle está traçado e o amigo de Angel já sabe como sair em grande estilo. Se a relação com Cordelia não teria futuro, ao menos ele deixou algo para a moça se lembrar perpetuamente dele. Fato que definiu o destino dele e definiria o destino de Cordelia no Buffyverse.

8 - "Vamos fazer o que for preciso."
– Holtz em Lullaby (S03E09)


A caçada implacável aos vampiros Angelus e Darla cobrou o preço ao Capitão Daniel Holtz, que chega em casa e encontra a esposa morta e a filha vampirizada. Neste momento de dor para o Caçador, ele tem de destruir a criatura da noite com o rosto de sua pequena.

7 - “Já fui um temível Caçador de Demônios.
Sei como me virar quando as coisas ficam difíceis”

– Wesley em Guise Will Be Guise (S02E06)



Depois de descobrir que Darla está viva, Angel tenta recuperar o equilíbrio com um Xamã enquanto Wesley tem que se passar por ele para proteger uma moça prestes a ser sacrificada. O episódio é todo um bom trabalho do ator Alexis Denisof, que coloca Wesley como um personagem que começa a crescer na função. 

6 - “Matei o cabelo branco primeiro. E quando Wesley levantou sua arma contra mim, seu palhaço Demônio caiu de medo” 
– Illyria em Time bomb (S05E19)


O Poder de Illyria era enorme demais para ser contido no corpo de Fred, assim ela temeu que todos pudessem querer assassiná-la. Antes de ser atacada, ela atacou numa sequência sensacional em que mata todos da Fang Gang. 

5 - “A vida é mesmo cheia de surpresas” 
– Darla em Heartthrob (S03E01)


Angel mal teve tempo de se recuperar da morte de Buffy, agora terá de lidar com mais uma novidade. Darla, que descobre estar grávida.

4 - "Não achou que ia terminar assim, achou?"
- Lindsey para Angel em The trial (S02E09)


Depois da tentativa de Angel em dar a Darla uma segunda chance como humana, Lindsey resolve o caso de outra maneira, chamando uma velha conhecida do casal para a missão. Drusilla nunca esteve tão linda e poderosa!

3 - “Bem eu meio que quero pegar o Dragão ali” 
– Angel em Not Fade Away S05E22)


Com essa frase em tom irônico, Angel termina a sua jornada contra a Wolfram & Hart na batalha final que não nos é mostrada, afinal, o que importa para nós é continuar a boa luta sem desistir ou temer os desafios. Um final memorável sem dúvidas. 

2 - “Ok, então uma cabeça de Demônio gigante não te assusta...” – Evil Cordelia (Orpheus S04E15)


Para tentar devolver a alma de Angelus, Fred contatou Willow em Sunnydale e esta veio correndo para ajudar. Ela só não imagina que o inimigo possa ser a amiga Cordelia, que possuída trava com ela uma batalha interessante. Acho que depois disso, Willow iria preferir a Cordelia implicante do Colegial.....

1 - “Oh, de nada."
 – Cordelia em You’re Welcome (S05E12)


O Centésimo episódio de Angel foi marcado pelo retorno de Cordelia que supostamente sai do coma para devolver Angel ao caminho dos Poderes que Valem. Um dos momentos mais tristes e lindos ao mesmo tempo do seriado. 



E aí caçadores, gostaram da lista? Lembrando que trata-se de uma opinião pessoal de fã e claro, que muitos outros tem suas próprias listas. Isso é exatamente o que torna inesquecível tudo que cerca nosso amado Buffyverse. Até a próxima.....

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

[Mortos pela Morte] Jenny Calendar: a heroína injustiçada do Buffyverse



Amigos caçadores, para comemorar o Dia dos Professores, mestres das salas de aula e por que não, da vida, o The Slayers homenageia a Heroína injustiçada do Buffyverse. 

Ela nasceu Janna Kalderash, mas depois de ser incumbida de uma missão pelo seu povo, mudou-se para Sunnydale preservando sua identidade como Jennifer Calendar, a professora da Ciência da Computação (o que hoje seria Informática), e o grande Amor de Rupert Giles. 


A professora amiga da turma, leal e carismática era a antítese do bibliotecário, pois seus conceitos progressistas sempre batiam de frente com as ideias ortodoxas do mesmo. Este embate ideológico rendeu bons momentos e diálogos na discussão Livros X Tecnologia. E como sempre os opostos se atraem, aqui este dito popular foi bem empregado quando a morena conquistou o coração solitário do sentinela de Buffy e seu lugar na turma de Heróis. 

Tudo aconteceu em I robot, You Jane, quando Jenny (carinhosamente chamada pelos alunos) usou suas habilidades com as máquinas para ajudar Buffy a tirar o Demônio Morlock, o Corruptor, da Rede. A partir daí, a identidade de Buffy já não era mais segredo para a Professora. Aliás, nunca foi, uma vez que descobrimos posteriormente que a mesma foi enviada pelos Anciãos de sua Tribo da Romênia para ficar de olho na Caçadora e especialmente em Angel, que para eles, um dia fora Angelus. 

Jenny sendo cobrada de sua missão


Todo fã do Buffyverse conhece de cor e salteado toda a história de Angelus, mas para muitos, as opiniões em relação a participação de Jenny nesta história é bem dividida. Para alguns, a Professora deveria ter “alertado” Buffy sobre os perigos de uma relação mais intensa com o vampiro. Como uma das descendentes da linhagem do Povo que o amaldiçoou, Jenny deveria cuidar para que Angelus continuasse a sofrer os tormentos da maldição de se ter uma alma. Alertada por seu tio, que resolveu fazer uma visitinha, o sofrimento dele estava terminando cada vez que ele se aproximava mais de Buffy. Então, ela tentou acabar com as investidas do casal de pombinhos ao enviar Angel para outro continente. No entanto, tudo conspirou contra seus planos, e Buffy e Angel terminaram na cama do vampiro com ele perdendo a alma. Foi neste momento que caiu a máscara de Janna, que ficou com uma faceta vilã frente a Buffy e Giles. 

A caçadora e o Sentinela descobriram que ela poderia ter evitado o fato se tivesse contado a eles sobre a parte da maldição que teve a participação de Buffy. "Fui criada pelo povo que Angelus machucou. Meu dever para com eles foi a primeira coisa que me foi ensinado. Eu não vim aqui para machucar ninguém. Eu menti para você, porque eu pensei que era a coisa certa a fazer. Eu não sabia o que iria acontecer”. Jenny virou persona non grata para a Scoobygang e se afastou de todos, causando uma dor inconfortável em Giles. 

Jenny: pecando por omissão

A rejeição da turma não minou o interesse de Jenny em continuar lutando para que Angelus recuperasse sua alma. Talvez uma mea culpa por não ter evitado o pior, ou apenas questão de humanidade. Giles, um pouco menos machucado, se aproximou dela no mesmo momento em que ela lhe prometeu boas notícias. 

Além de Professora, Jenny também era uma Tecnopagã (termo designado a pessoas que faziam feitiços com base em informações acessando toda a Rede Informática). Assim ao invés de livros, Jenny usou os teclados para traduzir um ritual arcaico da mesma maldição que usaram em Angelus séculos atrás. Em outras palavras, era aquele tipo de pessoa que se beneficiava com os recursos que só os computadores poderiam oferecer. 

Jenny e o Computador: relação de plena satisfação

O plano seria um sucesso se as visões de Drusilla não tivessem levado Angelus a descobri-lo. E antes que pudesse devolver a alma ao grande Amor de Buffy, Jenny teve sua vida interrompida de forma cruel, brutal e perversa, bem ao estilo Angelus. 

Nota pessoal: o momento mais traumático pra mim como fã, pois naquele momento já considerava por demais Jenny como parte da família Buffyverse. Corri e torci por ela, mas no fim, foi triste e doloroso. 

Os últimos suspiros da Professora:
a sequência mais perversa do Buffyverse

O que o vampiro não esperava era que a Professora tivesse concluído a tradução no seu computador por meio de um disquete que seria descoberto e usado por Willow em Becoming. A amiga de Buffy colheu as informações traduzidas por Jenny e preparou todo o Ritual que trouxe de volta a alma de Angel. A partir desse momento, Willow iria se tornar a bruxa que todos conhecemos, como um legado de Jenny. Em outras palavras, foi a Professora que deu o pontapé inicial para a formação da bruxa que todos amamos. Por este motivo, ela deve ser reverenciada como uma das heroínas injustiçadas do Buffyverse, pois dificilmente um fã menciona seu feito. Preferem dar a Willow todo o crédito de restauração da alma do vampiro Angelus. 



Se o significado de Herói vem daquele que arrisca a própria vida e morre através de um ato nobre, podemos concluir que Jenny, no fim das contas e mesmo com todos os erros, é uma heroína na maior acepção da palavra. Afinal, ela se arriscou por seu Povo, por seus amigos e seu Amor a fim de fazer o que julgou ser o certo. Morreu por e depois de cumprir uma tarefa ingrata para se redimir. 

Trazendo para a vida real, a personagem representa o que hoje chamamos de Heróis num país em que os dedicados profissionais do Ensino são desvalorizados, e ainda assim, fazem de sua profissão algo digno e enriquecedor. Assim como Jenny merece os créditos como a formadora de Willow para o Buffyverse, os Professores do país merecem pela formação de vários dentro da Sociedade. 


Algumas curiosidades sobre Jenny e sua intérprete:



- Apesar de viver a professora de Cordelia Chase, Robia Lamorte tem a mesma idade de Charisma Carpenter, só algumas semanas mais velha;

- A personagem foi originalmente destinada a ser chamado de "Nikki Calendar", mas isso foi mudado para evitar confusão no set com o ator Nicholas Brendon que foi comumente chamado de "Nicky";

- A morte de Jenny nunca foi originalmente concebida para ocorrer. O plano original era para Oz ser o personagem que encontraria seu fim nas mãos de Angelus, mas esse plano foi alterado após a reação positiva dos fãs de Oz;

- Sua morte foi mais tarde espelhada na morte de Giles, cujo pescoço também foi quebrado por Angel. Calma galera, só nos quadrinhos....


- Quando se aproximou em voltar a interpretar Jenny como um disfarce do Primeiro Mal em Amends da terceira temporada de BTVS, Robia Lamorte, que é muito religiosa, ficou muito cética sobre o papel, erroneamente considerando-a basicamente o equivalente de Satanás.

sábado, 10 de outubro de 2015

[A Eternidade] De menina à mulher: conheça um pouco mais de uma das estrelas do Buffyverse




Amigos caçadores, na próxima Segunda se comemora mais um Dia das Crianças. E para lembrar a data, o The Slayers mostra agora a trajetória de uma estrela que começou brilhar ainda criança e frente às câmeras tornou-se uma linda mulher perante fãs e admiradores.



A primeira vez que vi a intérprete da irmã de Buffy num filme de criança, mesmo que eu já tivesse passado por essa fase, ela me conquistou. A pequena espiã (Harriet the Spy, 1996) me encantou pela história ágil e divertida, e especialmente pelo carisma daquela pequena atriz. Mesmo que não tenha acompanhado de perto sua carreira, posso dizer que a primeira impressão foi a que ficou. 

O tempo passou e depois de reprises e mais reprises do filme das Sessões da tarde na TV, percebi que o encanto sobre a pequena atriz ainda não havia se dissipado. Onze produções depois, Michelle Trachtenberg consolidou uma carreira brilhante no cinema e principalmente na TV. 



Linda, de sorriso hipnotizante e carisma devastador, não demorou muito para se destacar em produções de grande relevância para o público teen. E é justamente neste espaço de tempo que se destaca Buffy - The Vampire Slayer. Michelle foi escolhida para viver Dawn, a irmã mais nova da Caça-vampiros na quinta temporada, e este seria seu papel mais relevante para nós e para toda a crítica que afirma que com ele, a atriz alcançara o estrelato. 

Como vimos, Dawn entrou sem pedir licença e isso fez com que a personagem se destacasse como uma das mais bem construídas num “mundo de Monstros”. Mesmo que tenha perdido sua força nas temporadas posteriores, a atriz continuava fazendo o seu papel com maestria, sensibilidade e empatia inabalável. 



A trajetória de Dawn se fundiu perfeitamente com a trajetória da própria Michelle, que cresceu frente às câmeras e desafios. “Minha confiança vem de mim, Michelle, como uma pessoa. Eu não necessariamente acredito que vou agir e ser uma vantagem para sempre, mas eu quero continuar a atuar por um longo tempo. Eu amo fazer o que faço.” 

Com tanta determinação assim, não foi difícil superar os desafios de ter que amadurecer num mundo que às vezes não perdoa falhas em nenhum ponto. Trachtenberg nasceu na cidade de Nova Iorque, é a mais nova das duas filhas de Lana, uma gerente de banco, e Michael Trachtenberg, um engenheiro de fibra óptica. De pai é alemão e mãe russa, e ela é de ascendência judaica de seus avós que vivem em Israel. Com esta miscelânea de descendentes, fala fluentemente russo e foi criada com sua irmã mais velha no Brooklyn, onde frequentou a Academy Bay para as Artes e Ciências. Iniciou sua carreira aos 3 anos em 1988, através de um comercial de TV. A partir daí, além de seguir com mais de 100 comerciais no currículo, desenvolveu uma consistente carreira de atriz, às vezes como protagonista.




A imagem de menina começou a se desmistificar ao participar do filme Eurotrip em 2004. A cara de menina ainda era a mesma, mas visivelmente começava a ganhar mais corpo como mulher. Anos mais tarde, sempre esteve presente nas listas de Mulheres mais desejadas da Revista Maxim voltada para para o público masculino. 



O crescimento da atriz não se deu somente na parte exterior. Sua carreira se consolidou com participações em seriados famosos como House, Lei e Ordem, A sete Palmos, Weeds e Criminal minds. Mas foi em Gossip Girl, sucesso entre os jovens nos anos de 2007 a 2012, que reafirmou de vez seu status de grande estrela de uma geração. O último trabalho da atriz foi na minissérie Sleepy Hollow (2015), onde vive a esposa de um dos Presidentes dos EUA. 

Michelle em Gossip Girl como uma das "garotas do Blog"

Em Sleepy Hollow como uma das Primeira Damas dos EUA

Além de atuar com frequência nessas diversas mídias, sempre se preocupou com sua educação e se empenhou na participação em entidades e campanhas beneficentes. Deve ser por isso que nunca pensou em se envolver mais com projetos relacionados ao Buffyverse. “Eu não me vejo continuando como Dawn porque eu gostaria de ter diversidade nos meus papéis. Um monte de pessoas falam: "Oh meu Deus! Como Dawn cresceu!” Eu me senti como todos os anos, o meu personagem ficou mais jovem do que eu. Os scripts tinha até falas gramaticalmente incorretas para eu e ela. Então eu tive que fazer outra coisa. Além disso, o show acabou. Se você perdeu, obtenha os DVDs.”

Michelle e Sarah em um dos encontros de elenco:
saudosismo e amizade

Falando assim até parece ingratidão da parte da atriz, mas como compartilho da mesma opinião que ela, penso que trata-se de uma visão sóbria e madura sobre os rumos de sua carreira. BTVS acabou e com isso Dawn ficou e ficará apenas na nossa memória, semeada pelos Monges do entretenimento televisivo que presenciou com muito regozijo o alvorecer de uma estrela inesquecível (pelo menos pra mim). 

Por hoje é só pessoal, um Final de Semana abençoado e um Feliz Feriado a todos!!!!