sábado, 26 de novembro de 2016

Dissecando Once more with Feeling: O episódio musical de Buffy







Amigos Caçadores, como já sabemos, a sexta temporada da série foi um divisor de águas em todos os sentidos para o andamento da trajetória da Caça-Vampiros e de seus amigos. 

De volta à vida, Buffy mergulha numa incrível depressão, e claro, que todos a sua volta também acabam não só sofrendo as consequências desse estado, como também sofrem com seus problemas particulares. 

Em síntese, a vida não estava sorrindo para nossa Heroína, e nem mesmo para seus amigos. Todo o clima nebuloso afetava a todos até um dia em que Buffy acordou e percebeu que todos na Cidade estavam extravasando seus sentimentos através da música. 



E assim, deu-se início ao espetacular e extra-sensorial Once more with Feeling, o episódio musical, que neste mês completa-se 15 anos de exibição. 

Agora, nós do The Slayers, tentaremos dissecar os sentimentos por detrás das maravilhosas letras musicais compostas pelo genial Joss Whedon, o criador desse universo que tanto decantamos:

"I was always brave and kind of righteous
Eu sempre fui corajosa e fazia as coisas certas
Now I find I'm wavering
Agora eu me acho hesitante
Crawl out of your grave
Saia de seu túmulo
You find this fight just doesn't mean a thing 
Você descobre que essa luta não significa nada



De cara, Buffy já mostra que não é mais a mesma que morreu pelo mundo. Ela se sente perdida neste mundo de tantas batalhas sobrenaturais e humanas. Está vazia, faltando alguma razão para continuar lutando uma Luta que sabemos (através de Angel) jamais irá acabar. Poderá ela suportar esta condição?


“I've Got A Theory
Tenho uma teoria


Como a título da canção já deduz, todos tem uma teoria para o momento Broadwaay que vive Sunnydale. 

Como está sempre vigilante às coisas da Boca do Inferno, para Giles, poderia ser um Demônio dançarino....

Já Willow recorda-se do garoto que teve pesadelos em Nightmares da primeira temporada enquanto Xander tenta jogar a culpa para cima das bruxas e é repelido de forma engraçada pelas expressões das amantes wiccas

Já a teoria de Tara é desconhecida, pois fora cortada bruscamente por Anya, indo mais além com seus pesadelos com os “inocentes” coelhinhos...

Buffy fecha o rodízio teórico com uma espécie de “Não tô nem aí”, pois não adianta vir o Apocalipse, sempre vencem e ela já teria dado a vida por isso duas vezes. 


“I lived my life in the shadow
Eu vivi minha vida nas sombras
Never the sun on my face
Nunca o sol em meu rosto"


Em um dos momentos mais românticos da história de todas as séries, Tara expõe sua personalidade antiga como a garota tímida na Escola, invisível no Colegial e reprimida pela família. E quando o feitiço de Amor por Willow a banhou de Luz, ela se viu na evidência que sempre sonhou. 


“When things get rough, he
Quando as coisas ficam feias, ele
Just hides behind his Buffy!
Só se esconde atrás de sua Buffy!"


Anya e Xander estão prestes a se casar, mas nem sempre o Amor é algo que segura uma relação. Assim algumas dúvidas em torno dos defeitos de cada um permeiam a insegurança de se dividir uma vida a dois. 

Anya tem medo de que o rapaz que sempre se esconde atrás de Buffy (isso a maioria dos fãs declama também) não amadureça o suficiente para se tornar um homem de família. 

Xander ainda não parece convicto de que a parte Demônio de Anya tanto fisicamente quanto psicologicamente esteja mesmo aniquilada. 


“And it hurts me more than you've ever guessed
Há um traidor aqui debaixo do meu peito
If my heart could beat, it would break my chest
E isso me dói mais do que você já adivinhou



Quando Buffy e Angel se apaixonaram, mesmo que fosse de uma forma mais romântica, Giles já dizia que era poeticamente triste. Um vampiro amando uma Caçadora.

Com Spike, a coisa foi bem mais atribulada, pois ao contrário de Angel, ele ainda não tinha uma alma para acalmar seus instintos, e a confusão fazia doer no local que haveria de ter um coração. Ainda mais para ele que antes de se tornar um Demônio sugador de sangue, foi um poeta de coração partido.


Did anyone notice? 
Alguém se deu conta?

Did anyone care?
Alguém se importou?


Menos de um minuto em cena foi o suficiente para Dawn extravasar toda a condição de sua personagem dentro da trama naquele momento. A garota já fora alguém importante para a história como a “Chave que abriria portais infernais e quebraria os muros dimensionais”, e agora, não tinha função definida para a série, Buffy e seus amigos.


“Cause I know what you feel girl
Eu sei o que você sente menina” 


Acreditando ser Dawn sua invocada, o Demônio Sweet coloca a prova toda sua capacidade de conhecer a fundo seus sentimentos atribulados de esperança e desesperança. Ele prova não ser um Demônio “bonzinho que prega diversão”, mostrando que é quem comanda as ações neste momento até Dawn mencionar a Caçadora, que acaba aguçando ainda mais seus sentidos dançarinos. 


“Wish I could play the father to take you by the hand
Gostaria de bancar o pai para levá-la pelas mãos
Wish I could stay here
Gostaria de poder ficar


Mais que um Sentinela, Giles sempre foi a figura paterna para Buffy até sua Morte, cumprindo seu Dever para com ela e seu próprio legado como um dos Homens das Sombras. 

Quando Buffy morreu, sua missão foi cumprida nos dois âmbitos, e quando ela retornou, já não era mais a mesma “filha” que precisaria ser guiada pelas mãos de um Pai ou Mentor. Seu papel estava cumprido. 


“Drawn To The Fire 
Desenhado para o fogo


O fim de todas as emoções está próximo, desenhado para o fogo que queima em todos os corações. Buffy continua sem nada sentir, nem frio e nem calor. Spike, confuso, não sabe se ri da desgraça da Caçadora ou corre para protege-la e Sweet duvida que Buffy irá se recuperar.

Giles teme que suas decisões não surtam efeito agora com Buffy muito distante, Xander duvida da condição de Buffy apoiado por Anya enquanto Tara questiona seu envolvimento com Willow depois de descobrir que ela a enfeitiçou de forma negativa. 


“There was no pain
Não havia dor
No fear no doubt
Sem medo, sem dúvida
Til they pulled me out
Até que eles me tirou


No momento da grande revelação do episódio Buffy enfim expõe seus sentimentos desde a primeira vez que percebeu que havia saído do Paraíso onde estava. 

Ela se achava merecedora de tamanha recompensa depois de ter se sacrificado por todos, e agora, neste mundo, seus sentimento era de revolta com a situação criada pelo egoísmo de seus amigos. 


“Where do We Go From Here?
Para onde devemos ir a partir daqui?


E por fim, a canção que se torna divisor de águas da temporada. Como todos irão lidar com as situações provocadas pelas canções daqui pra frente?

Só os próximos episódios para responder.....


Curiosidades de Once more with Feeling:



- Joss Whedon queria criar um episódio musical desde a primeira temporada, mas não foi permitido até que o show foi transferido para uma rede mais permissiva, UPN.

- Este é o episódio mais longo de Buffy (50 minutos). Mesmo com créditos de abertura encurtados, é muito mais do que os habituais. Joss Whedon comenta no material extra no DVD que a rede graciosamente permitiu que ele funcionasse após a hora regular.

- As cenas excluídas da versão sindicalizada de 42 minutos incluem a cena da manhã antes da patrulha de Buffy; O fim da canção "I've Got A Theory"; E partes do diálogo entre Sweet, Buffy, e Dawn (incluindo a repetição Dawn da linha de "The Gift").

- O episódio ainda seria mencionado na sétima temporada no episódio Selfless, com Anya cantando vestida de noiva. 

- Este é o único episódio mostrado nos EUA no formato widescreen usado para as temporadas 4 e 7.

- No Documentário de produção incluído como material extra na versão DVD, é mencionado que, além de cantar, James Marsters tocou guitarra para "Rest in Peace".

- Os coreógrafos Adam Shankman e Mama Fletcher aparecem no fundo após a canção da senhora do bilhete de estacionamento, "interpretada" por Marti Noxon, produtora executiva da série. Outro que brilhou além da produção foi o roteirista David Fury como o "cara da Mostarda".




- Em uma entrevista à imprensa Amber Benson admitiu ter dado de cara em um poste durante a dança de Buffy no Bronze. O espectador pode vê-la rindo enquanto ela retrocede...

- Sarah Michelle Gellar disse que "odiava" fazer este episódio (em particular o complicado cantar e dançar que ela tinha que executar para "Something to Sing About"). Ela admitiu que estava feliz por ter feito isso, e ficou feliz por nunca mais fazer isso.

- O escritor Joss Whedon disse no comentário audio no DVD que parte da letra em "Under Your Spell" era "pornografia" e que eram as letras mais sujas que ele já havia escrito, apresentando sexo fortemente implícito entre duas mulheres (Tara indo às nuvens depois de ser beijada intimamente por Willow). A cena foi editada durante a primeira transmissão do episódio em alguns países como As Filipinas e a China.

- O elenco inteiro cantou neste episódio, embora muitos não estavam confortáveis com um número de participação. Alyson Hannigan realmente implorou a Joss Whedon para não lhe dar mais espaço.



- Para acompanhar o fato de que o episódio é um musical, o monstro do logotipo Mutant Enemy faz uma voz de sing-song.

- Os três capangas (Zachary Woodlee, Timothy Anderson e Alex Estronei) interpretaram os oponentes do cemitério de Buffy na sequência inicial de "Going Through the Motions", bem como um trio de varredores de ruas. Zachary Woodlee passaria a se tornar coreógrafa em Glee.

- Este é o único episódio da série a ser lançado em um DVD separado, além de estar incluído como de costume no set de temporada.

- A transmissão original de "Once More, with Feeling" recebeu 5,4 milhões de espectadores e o episódio teve nota 9,8 no IMDB que mede a aceitação do público e da crítica. 

Em tempo: gostaria de saber o que Angel, Oz e Cordelia cantariam nestes momentos se estivessem ainda na série....

3 comentários:

  1. E o beijo? melhor parte do episódio....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu procurei me ater a somente letra das músicas kkkkk

      Sobre o beijo, Buffy estava perdida depois da revelação, e se agarrou a única coisa que fazia sentido pra ela naquele momento. E interessante também é que o beijo lembra muito aqueles beijos de musicais. Mais um ponto para este magnífico episódio.

      Excluir
  2. Quem diria que um simples episódio musical nos traria essa quantidade de expressões sentimentais dos personagens numa temporada que foi se perdendo após o fim do colégio.

    Creio que deve ter sido um desafio para os atores e atrizes, em que muitos devem ter vivenciado cantar e atuar simultaneamente pela primeira vez na carreira.

    Bem legais essas dezenas de curiosidades de um único episódio, que atravessou o tempo convencional de 43 min. e teve um DVD dedicado só a ele.

    E quanto ao que Angel e Cordélia, uma pista poderia ser as canções que eles cantaram no Caritas. Eu só lembro agora a que Angwl canta Mandy, de Barry Manilow!!!

    Mais uma vez, meu sentimento de admiração pelo seu esforço de nos mostrar esses detalhes que nunca imaginaríamos que existiam, Flávia!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!