domingo, 30 de agosto de 2015

[Cinco por Cinco] Finais de Temporada




Quais são os melhores finais de temporada? Quais foram os últimos momentos que nos deixaram mais agitados, emocionados e nervosos? Para montar o meu TOP 5X5 (Cinco por cinco) primeiro eu precisei definir o que seria o "final da temporada". Assim, na minha classificação, o final da temporada começa na última batalha, quando a scoobygang decide enfrentar o vilão e também todos os dramas que os cercam neste momento.


5 - Com o envenenamento de Angel toda a situação fica tensa, além do vilão principal eles tinham que buscar uma cura. A descoberta da cura faz com que Buffy tenha uma batalha emocionante com Faith. A segunda caçadora que decide mudar de lado no meio da temporada é atingida e Buffy, que nunca pretendeu machucá-la, volta a realidade. Com a inesperada fuga de Faith, Buffy se sacrifica para salvar a vida de Angel, forçando-o a sugar seu próprio sangue. 

Outro ponto positivo é o fim do conselho, quando a caçadora se desvincula das obrigações, opiniões e dos próprios sentinelas. Neste momento ela está pronta para resolver seus problemas longe dessa instituição (formada por homens). É a sua segunda formatura. É estranho imaginar como a série continuaria se o conselho não tivesse acabado, além disso a cena da "demissão" da caçadora é muito empolgante.

Os momentos românticos de Willow e Oz, a explosão da escola e a última cena em que o Angel vai embora, contribuem para as emoções do final. 

O que deixa a terceira em quinto lugar é a batalha final. O vilão da temporada é o Prefeito, mas a formatura e sua transformação foram bem decepcionantes. A luta é muito curta e o Prefeito se mostra um vilão fraco, que foi derrotado em pouco tempo. A ideia de civis lutando, comandados por Xander, contribuiu para a fraqueza de Wilkins.


4- Quando você pensa que está tudo bem com Willow e Tara, eis que surge Warren. Assim como a própria Willow, o telespectador se sente traído. Acho que a morte de um personagem, em qualquer obra de ficção, é "aceita" pelo público quando ela, de certa forma, pode ser prevista. Quando se sabe que o personagem está correndo riscos. Porém, sem mais nem menos, num mundo fantasioso, um personagem importante é morto por uma arma de fogo? Acho que nos sentimos assim porque a ficção não deveria se assemelhar tanto com a vida real. 

Devaneios à parte, a morte de Tara, sem que nenhuma magia a pudesse trazer de volta, transforma Willow numa ótima vilã. O vício em magia que ela vinha enfrentando torna totalmente plausível sua transformação após a perda. Dark Willow não poderia ser morta, não poderia ser vencida desta maneira, um grande desafio para a scoobygang. Além disso ela sabia muito das angústias pessoais de cada personagem. Isso acabou culminando num ponto negativo: três episódios de falatório, a vilã apesar de ter discursos ótimos, fala demais.

A volta de Giles e sua "quase morte", Anya como um demônio da vingança, a busca do Spike pela alma e as atitudes sanguinárias da Willow, contribuem para o grande final.

Outra coisa que me incomodou foi o fato da morte da Tara ter parecido um plano B. Apesar de no decorrer da temporada se desenrolar o vício em magia, o trio nerd aparece desde o começo como o "vilão da temporada". Vendo que aqueles vilões não trariam um bom final, foi decidido mudar. Lembrando que eu gosto da mudança, só acho que pareceu um plano B.

Para finalizar, não poderia deixar de comentar o protagonismo de Xander como herói da temporada. Afinal, depois de ter dado mancada com a Anya ele precisava se "redimir" com o público. A forma como eles venceram a Dark Willow rendeu uma das melhores cenas do seriado (minuto 4:00 do vídeo).



3- O primeiro mal é um dos melhores vilões. Sua "fama" aparece cedo: "Vem debaixo e te devora". Seu poder traz o melhor clima apocalíptico das temporadas. Pela primeira vez é possível ver o impacto do vilão na vida dos cidadãos comuns que fogem da cidade.

A volta de Angel é bacana, quer dizer: é legal o fato dele ter voltado, mas a execução do seriado deixou a desejar. Sua aparição é muito breve. Outro ponto negativo é a morte da Anya, que assim como a da Tara nos faz sentir traídos.

O plano de batalha é um ponto positivo: Batalhar antes que o mal fique forte, transferir o poder para as potenciais caçadoras, o medalhão do Spike...a transformação de Willow em Deusa.

E como uma fã de Spuffy, não poderia deixar de citar todas as belas cenas do casal e o esperado "eu te amo". A resposta do Spike e toda a relação deles no decorrer da série me deixa muito em dúvida sobre os sentimentos da Buffy, mas isso é história pra outra postagem. 

Além disso, o final da série é bem elaborado. O fato de tirar o fardo da Buffy é genial. Ser a escolhida trazia desgastes físicos e psicológicos a personagem. Nada mais justo do que encerrar a série de modo positivo para o mundo e para a caçadora. A explosão de Sunnydale encerra o ciclo.



2- Aquele disquete perdido finalmente é encontrado. Surge uma esperança, porém até a realização do "ritual" é preciso manter os vilões na linha.

Angel é um ótimo vilão. Por conhecer bem Buffy e a scoobygang, seu terror psicológico atinge bastante os personagens e quem assiste a série. O único ponto negativo deste final é que seu plano malvado é bem comum: Abrir um portal que destruirá a Terra, assim o clima apocalíptico não causa impacto.

Então ocorre a morte da Kendra, a captura do Giles, a Buffy sendo procurada pela polícia, a trégua proposta por Spike, a Willow com traumatismo e a mãe da Buffy descobrindo e não aceitando o fato dela ser uma caçadora. É a mesma história do conselho. Quanto tempo daria certo a mãe dela não saber da vida da protagonista?

Quando o portal já está aberto, Willow consegue trazer a alma de Angel de volta. Buffy tem que matá-lo enquanto ele tem alma. "Destruída", a caçadora vai embora de Sunnydale.

A sensação que este final passa é absurda. É uma sequência de tragédias que te deixa eufórico. Arrasou.



EXTRA (ou menção honrosa) - É Buffy. Todos os finais tem seus pontos positivos. Também quis dar uma breve explicação da ausência destes finais na lista.

Na primeira o vilão é extremamente fraco e morre em questão de minutos. Sem clima de apocalipse. A série está no começo, ainda não é possível desenvolver tantos dramas na vida de cada personagem. Mas a ideia da profecia foi uma sacada genial. A cena do medo da morte é ótima. Quando ela ressuscita e toca a música da abertura empolga demais.

Já a quarta teve uma boa ideia de guerra com o exército de monstros do Adão e uma maneira genial de como enfrentá-lo (até um pouco assustadora com aqueles olhos possuídos da Buffy). Porém seu desenrolar é bem curtinho. E o único outro drama era a separação dos personagens no decorrer da série, que foi facilmente solucionado com a cena fofa do abraço.



1- Pra começar, essa é a única vez em que a scoobygang não vai impedir o vilão de acabar com o mundo, mas fugir dele. Uma fuga emocionante que dura três episódios.

A Tara está louca e tem que ser tratada como um bebe, o que já deixa a situação tensa. Durante as fugas Giles é atingido seriamente. Glória sequestra Dawn. Buffy fica catatônica. Xander pede Anya em casamento. Ben aceita ajudar Glória.

A batalha final é fantástica. A Buffy-Bô, o Ben assassinado pelo Giles, a Tara recobrando a consciência. Enfim, muitíssimas emoções.

O sacrifício da Buffy e seu discurso final são de partir o coração. Um dos únicos momentos que me deram um nó no estomago foi ver o Spike chorando com a morte da caçadora. 

O único ponto negativo é que o episódio em que entramos na mente da Buffy quebra a sequência de ação. Pronto. Mas é lindo e maravilhoso, eu acho tão bom, porém não consigo mais explicar ou justificar.


O que acharam da lista?

4 comentários:

  1. Graziella minha querida, digitei com os pés, pois com as mãos estou aplaudindo!

    Que post maravilhoso! Lista muito bem feita e bem explicada também. Adoro ler comentários em cima de postagens assim. As coisas ficam bem explicadas, entendidas e ajudam ao leitor entender ainda mais o que se passou no seriado. Meus parabéns! ótimo texto, preciso e objetivo.

    Agora vou citar a minha preferência em relação a estas seasons. Todas foram especiais e tiveram algo a dizer, com o padrão Buffy de qualidade, mas a minha preferida, por incrível que pareça é a da quarta temporada justamente por ter se casado melhor com toda a trama e o contexto da temporada inteira, mas como disse, todas são especiais e foram muito bem desenvolvidas pelo texto.

    Valeu adorei mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, obrigada Flávia, fico muito feliz com o seu comentário!

      Como você tinha comentado sobre o ônus das listas, rs...eu digo que gosto bastante porque raramente as pessoas concordam, as listas são feitas muito pelos gostos pessoais e geram debates interessantes!

      Antes de fazer o vídeo eu tinha uma lista na cabeça, mas quando comecei a editar e rever os finais fiz alguma alterações. Eu tinha encaixado a quarta numa outra posição, mas essa lista foi bem difícil, todos os finais são ótimos!

      To interessada nas reviews de vocês das próximas temporadas, viu? Rs Quero saber o que acham da quinta e da sexta rsrs

      O espaço é muito legal, obrigada vocês pela oportunidade ;D

      Excluir
  2. Grazi, concordo contigo pela escolha da 5° temporada como n°1, pela questão de ter sido um season final diferente, com uma das melhores perseguições de toda a serie (os heróis fugindo da implacável vilã), e pelo impacto que as cenas finais causaram no público.

    Talvez tenha achado o Mestre um vilão fraquinho, talvez por não ter tido uma oportunidade maior para ser explorado, afinal a 1° temporada foi um teste que Whedon precisou passar para ter o aval de continuar com as demais temporadas (só teve 13 episódios para preparar o resultado que estamos vendo).

    Grande análise de todos os finais de temporada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa William, o final da quinta foi o que mais me causou sensações e euforia, por isso eu gosto tanto que nem sei explicar rs

      Eu entendo que a comparação com a primeira temporada não seja tão justa já que, como você disse, foi um tipo de teste. Mas o legal é que enquanto eu montava o vídeo eu lembrei o quão emocionante cada final foi. Como eu sou nova nesse universo só assisti a série uma vez rs

      Obrigada!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!