sábado, 23 de maio de 2015

[A beleza e as Bestas] Buffy vs. Glory: estranhas em um mesmo ninho


“No Universo de BACV, a estrutura e até a própria existência de nosso mundo são determinadas por nossas escolhas básicas. Medo e Amor são os dois polos em torno dos quais mundos inteiros são construídos. A tensão fundamental entre eles determina nossas escolhas básicas e cria a dinâmica da evolução do nosso mundo humano.” A caça-vampiros e a Filosofia – Medos e calafrios em Sunnydale pág. 114




A quinta temporada de BTVS (2000 – 2001) talvez tenha sido a mais decisiva na história do seriado. A começar pela expectativa gerada pelas emissoras de ser a última. Sabendo disso, Joss Whedon quis dar um fim adequadamente heroico a nossa caçadora, colocando-a numa posição em que se sacrificaria pelo Amor à sua família. A vida ficou dura para ela, que muitas vezes não entendera o grande Dom que tinha. Amar intensamente a levaria a seu grande Dom. A Morte. Mas antes Buffy teve de enfrentar seu maior desafio até então. Não era um vampiro e nem um Demônio. Não era nada que a Boca do Inferno costumava lhe oferecer. Tratava-se de um Deus. Glory Glorificus que exilada na Terra desejava mais do que tudo, sair desse mundo insano de pessoas desprezíveis. 

A apresentação triunfal de Glory em BTVS:
Vilã inesquecível

O que seria o fim da jornada, uniu ainda mais o Universo familiar da caçadora entre bruxas, Demônios e vampiros. Tara e Willow, Anya e Spike juntamente com Xander e Giles, deram o suporte necessário a Buffy no desafio de completar sua missão de proteger a chave, sua irmã Dawn. A menina fora criada pelo Monges de uma outra Dimensão para escondê-la de Glory, que é mostrada em algumas vezes como um Ser humano como qualquer outro. Mérito do feitiço bem criado que a limitou no corpo do jovem médico Ben. Até a metade da temporada ninguém sabia da ligação entre Glory e Ben. Um era o outro e vice-versa e assim se sucedia até que o Poder de Glory tornou-se forte o suficiente para não ser mais contido pelas boas intenções do rapaz, interpretado pelo discreto Charlie Weber

Charlie e Ben: ator que se misturou com o personagem


Uma Deusa em todos os sentidos! A altivez que acompanha a personagem de perfeita fusão entre o humano e o divino, tornou a loira uma das maiores vilãs que Buffy já enfrentou. Não apenas pelo fato de conseguir arremessar a caça-vampiros de uma sala até a outra. Não, seus poderes consta a belíssima construção dos trejeitos inquietantes que carrega consigo. É impossível não deixar de adorá-la diante de grandes embates, frases profundas em momentos de auto avaliação, uma incrível empatia e senso de humor, que conquistou a todos não por medo, mas por opção. A jovem intérprete Clare Kramer deu um tom exato a “Deusa perua vítima da moda”. 

Se o tom cômico, mais leve merece muita menção, a parte dramática, mais tensa também não deixa a desejar. Esta antítese de lados entre o Bem e o Mal bem explorada pelo talento e carisma da atriz, rendeu com certeza vários momentos de embate verbal e corporal com Buffy, ajudando a fazer da quinta temporada para alguns, a melhor de todas.

Clare e Glory: uma extensão da outra

Se a missão de Buffy era tentar proteger de Glory a tal Chave personificada na sua irmã mais nova, a Deusa também tinha muito desafios à sua frente. Nem mesmo seus poderes eram capazes de descobrir o paradeiro daquilo que a levaria para sua Dimensão Natal, mesmo que para isso destruísse o mundo. O tempo passava e toda a inquietação aumentava em meio a pistas falsas, fracassos e Ben, que parece muito mais relutante em ajuda-la. Ainda mais quando o médico se afeiçoa a Buffy e a família dela. Até que numa bela tarde, ela consegue a informação que tanto queria. Tara, que havia perdido a insanidade depois de ter sido atacada por ela, revela a luz verde e brilhante contida na essência de Dawn. Dá-se início então a uma perseguição eletrizante, que só termina quando Dawn é levada por Glory depois desta ter sido revelada através de Ben. Buffy então entra num estado catatônico, se negando a sair da zona de conforto que agora virou sua mente. 



O peso do mundo

Para a vilã, o peso do mundo e tudo que ele representa era um caso complicado, afinal, descobrir o quê ou quem era a tal Chave que a libertaria de tanto sofrimento, suor e bílis de um corpo humano seria quase que impossível. Glory correu contra o tempo e mesmo que tivesse aliados, recursos e olhos para todos os lados, foi através do “lado de lá” que recebeu o direcionamento que tanto precisava. 

Para a heroína, o peso do mundo e tudo que ele representa agora parecia um fardo bem maior que podia carregar. Buffy passou por poucas e boas durante toda a temporada, sendo alvo de uma Deusa e de golpes duríssimos da vida que se elevaria a décima potência para qualquer ser humano comum. Segundo suas próprias palavras, não estava conseguindo viver em um mundo com tantas escolhas difíceis a fazer. Em outras palavras, o mundo tornou-se um lugar carregado de problemas e dificuldades que tanto Glory quanto Buffy gostariam de evitar e quando chegou o grande momento, ambas se foram.

A morte de Glory e Buffy: mesmo tempo, mesmo lugar

Glory foi derrotada por Buffy em combate com uma ajudinha providencial do Martelo do Deus Troll. E quando sua parte humana (Ben) se revelou, Giles não teve muito trabalho para completar o serviço. Já Buffy não conseguiu conter o sangue de Dawn que jorrou abrindo o Portal dimensional e não pensou duas vezes em se sacrificar atirando-se nele, partindo desse mundo, deixando para trás todo o peso que ele lhe acarretava. Sua missão como caçadora fora cumprida usando o Dom descoberto recentemente. 



“A coisa mais difícil neste mundo é viver nele” – The Gift. Visto todas as dificuldades que ele sempre irá nos apresentar, cabe a todos os seres, seja desta ou de outra dimensão, lutar com todas as armas que possuirmos não apenas para sobreviver ao mundo nos apresentado, e sim vive-lo intensa e imensamente. 

5 comentários:

  1. Juntamente com o Prefeito (Season 03) e o Trio Nerd (Season 06), eu considero a Glory (ou Gloria, na versão brasileira), uma vilã descontraída (não levava seriedade o tempo todo em sua missão de querer dominar o mundo). Uma hora ou outra da temporada, eu percebia que ela tinha objetivos fúteis em relação ao domínio da Terra (como os sonhos de consumo, com roupas e viagens por exemplo)... Porém isso fazia parte de seu perfil dissimulado, onde desencadeava uma ira repentina quando menos se esperava (ou seja, uma mulher de fases rsrs)

    Gostei da interpretação da Claire, que incorporou o perfil sarcástico da divindade maligna.

    Na sua opinião Flávia, você acha que erraram, ao colocar o Ben como hospedeiro, sendo que a Glory é uma divindade do sexo feminino, em que o lógico seria ter colocado uma mulher como hospedeira?

    Ótima ficha técnica dessa vilã!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mais uma vez meu querido.

      Em relação a sua pergunta eu acho que não, me valendo daquela questão que vc esclareceu acerca dos Demônios não se importarem com sexo no sentido de gênero. A meu ver, os Demônios são como os Anjos, desprovidos de sexualidade. Um exemplo é a mitologia dos vampiros no Buffyverse. Quando uma pessoa morre e está prestes a se tornar um ser da noite, um Demônio se apossa de seu corpo certo? O que eu entendo é que um Demônio não se importa se a pessoa morta era um homem ou uma mulher. Neste caso, se é vampiro ou vampira.

      É uma boa questão sim, mas acho que o fato de ser um homem até ajudou a criar boas e cômicas situações como Ben usar vestidinho em determinadas horas ou ele flertar com Buffy.

      Excluir
  2. Pra mim a maior entre os viloes do seriado, pq conseguiu tirar a vida da Buffy, indiretamente. A atriz que faz a Glory tá linda hoje, quase não mudou, assim como o atopr que faz o Ben, que ta um gato! Flávia vc tem esse livro da Buffy que vc citou? Parabens querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim Helen! Ganhei de uma amiga num Amigo Oculto de 2012. Ela sabia do quanto eu curtia Buffy e me deu este grande presente onde pude entender um pouco mais o seriado.

      Inclusive eu já fiz um post sobre este livro aqui. Se vc puder curtir o link é esse http://theslayersbrasil.blogspot.com.br/2014/02/critica-buffy-caca-vampiros-uma-serie.html

      Excluir
  3. Vou conferir sim! ja tinha visto a capa desse livro nos anuncios de livraria e sebos virtuais, e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!