quarta-feira, 25 de junho de 2014

[Lições] Eternity (A eternidade) – ANGEL S01E17

Por ``Flávia´´Buffy Summers


   A eternidade sempre foi uma reflexão muito complexa para nós, seres humanos. Para um vampiro, pode ser um privilégio ou um sacrilégio dependendo de sua disposição em estar em teatros vazios assistindo a uma peça de quinta. Foi assim que Angel, o vampiro de 240 anos constatou sua impotência diante da gentileza a amigos como uma Cordelia aspirante a atriz. Como tal, a patricinha sempre teve uma veneração absurda por astros e estrelas de TV como a bela Rebecca Lowell, a mocinha que Angel salvou depois de supostos atentados que a mesma estaria sofrendo. Como sua missão é de ajudar os mais necessitados, o Vingador da noite teria a obrigação de entrar em ação neste sentido, contudo, o medo de se aproximar da moça e cair em tentação que levaria a perder sua alma, o fez recuar após descobrir que tudo não passou de uma armação do Agente da atriz.


O caçador Angel iria virar a caça da estrela Rebecca

   Mas a cisma de um vampiro não é algo que tem a ver com controle emocional, então presenciamos Angel na espreita da moça. Deste modo, seu plano de não se aproximar foi por água abaixo e ele passou a ser o guarda-costas oficial de Rebecca. Trabalho incomum para ele, mas comum para a cidade de Los Angeles e seus astros. Com este panorama, um envolvimento entre a moça e seu protetor não tardaria a acontecer, só que não esperávamos que para a estrela esta relação seria mais essencial para sua carreira quase decadente. Ao saber que Angel é um vampiro, portanto, alguém que jamais iria envelhecer, ela viu ali seu passaporte para uma vida sem a preocupação que aflige a maioria das mulheres. Assim não mediu esforços para alcançar este objetivo, que teve como consequência trazer o temido Angelus de volta para aterrorizar não só a ela como Wesley e Cordelia, os amigos, que sentiram na pele a sinceridade do vampiro do Mal. No fim, Angelus foi contido, afinal, a felicidade que o libertou era apenas uma sugestão química, mas o que ficou é o que todos nós sabemos a despeito de estrelato, suas causas e consequências.

A estrela Rebecca e sua busca desenfreada pela eterna juventude sem pensar nas consequências

   Para as grandes estrelas de TV, envelhecer significa o fim de absolutamente tudo. Carreira e em alguns casos, até mesmo a própria vida. E nestes tempos em que vivemos onde a concorrência por um lugar ao Sol aumenta consideravelmente, não é de estranhar tal esforço por parte delas. Com a mídia substituindo talento por rostos lindos em seus corpinhos perfeitos, os veículos e tudo que o envolve, chegam a ser injustos e até cruéis com quem não tem uma carinha apresentável para se apoiar na carreira. É a chamada ditadura da aparência. Rebecca sabia disso e num ato de desespero, fez o que achava ser o certo, porém passou dos limites. É o que acontece com a maioria das estrelas que servem de ídolos para nós, fãs. A ausência de conhecer uma outra vida e a responsabilidade de servirem como modelos, as levam a cometer erros que em alguns casos não tem volta. A pressão da mídia e dos próprios fãs podem ser demais para quem não tem uma estrutura básica para a ausência do sucesso. A eles, cabe se enxergar no espelho e olhar apenas seres humanos e a nós, fãs, também, e ver que não estão acima do Bem e do Mal. Contudo, muita das vezes, exageramos em nossa idolatria, que acaba sendo prejudicial para ambas as partes. Assim foi, assim é, mas não precisa ser até a eternidade.
 
O espelho: o verdadeiro protagonista do episódio

"Uma mente forte é aquela que amadurece sem 
a preocupação do envelhecimento do corpo"
Jader Amadi

7 comentários:

  1. Eu não gosto muito desse episódio, acho ele meio parado, mas apesar disso, o mesmo passa uma reflexão interessante, o que foi abordado muito bem nesse texto! Parabéns, Flávia, =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada meu querido, mais uma vez agradeço a sua atenção.

      Você realmente matou a charada. Em todo seriado de televisão, os episódios "mais parados" são os que menos chamam a atenção dos fãs por se tratar de algo mais reflexivo, sem toda aquela ação. Pra quem assiste The Walking Dead por exemplo, sabe do que eu falando....

      Eu sou mais partidária a estes tipos de episódios do que algo mais chamativo, mas há quem prefira e tem seus motivos, outro tipo de enredo. isso faz parte de toda camada de fãs.

      Valeu querido :)

      Excluir
    2. Por nada, querida. Eu também gosto dos episódios reflexivos, boa parte deles são meus preferidos superando até mesmo os dinâmicos, mas é que esse episódio, em especial, criou uma expectativa muito grande em relação ao lado obscuro de Angel quando se vê o comercial e/ou lê a sinopse do episódio. Acho que ele ser meio parado nem foi o principal problema, e sim, a quebra de expectativa...

      Mas é isso aí, o importante é que, agradando ou não, o episódio deixou a sua marca, uma mensagem que é relevante até hoje, xD

      Excluir
  2. Essa Rebeca é uma precipitada mesmo... Querer se tornar vampira para manter a juventude e manter-se aos holofotes da fama! Mal sabe ela, que isso é assinar uma sentença de banimento da luz do dia e de ver a sua aparência jovem no espelho!!

    Saindo um pouco para a realidade, o envelhecimento não afeta somente no cenário artístico, mas também na sociedade como um todo. Exemplos disso, são os artistas aposentados que caem no ostracismo, empobrecem, ficam doentes e morrem (pois perderam a valorização que tinham no auge da jovialidade); e os anônimos aposentados no Brasil, que enfrentam inúmeras dificuldades com os planos de saúde, devido à idade avançada, algo que contribuíntes mais jovens não passam, pois não usam tanto os planos devido ao vigor e ausencia de muitas doenças se compararmos com as pessoas de meia idade.

    Só resta, cada pessoa fazer sua parte, cuidando do corpo (atividade física e dieta balanceada), mente (muitas leituras, escritas, planejar desde já atividades de diversas modalidades quando chegar a aposentadoria, etc.) e alma (pela fé, seja qual for sua religião; ou fazer sempre o bem, no caso daqueles que optam em não ter religião).

    Enfim contente por mais uma grande lição postada pela nossa Buffy da internet brasileira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha a mesma coisa sobre este plano da Rebecca, mas acho que assim ficou mais evidente o desespero dela. Ela nem pensou nestes pequenos detalhes....ou então já tinha programado um "esquema" para as desculpas que daria, afinal, artistas são excêntricos demais. lembrou do Michael Jackson?

      O importante é envelhecer com saúde e autoestima, que são dois fatores bem colocado por você na hora que a idade chega. Abraços e obrigada pela atenção de sempre.

      Excluir
  3. A preocupação em manter a juventude afeta bastante não só artistas como quem é ligado ao mundo da moda também, que é requisito ser jovem e bonita caso contrário é mandada embora. Eu fico decepcionada como o padrão de beleza é imposto na vida real, que seleciona as magras e pele jovem e exclui quem não se encaixa nesse perfil.

    Muito boa a matéria Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo generosidade Helen.

      Eu realmente não acho que este seja um dos melhores posts, se pudesse o faria de novo. Lendo agora, achei que ficou um pouco extenso e confuso kkk Misturei alguns temas, mas tudo bem, acho que as pessoas entenderam o principal né?

      Abraços

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!