terça-feira, 25 de março de 2014

[Meu Papel na Equipe] Mike Massa (Dublê do Angel)

Por ``William´´ Gunn






Mike Massa (nascido 8 de Fevereiro de 1968 ; 46 anos) é um dublê, ator, coordenador de dublês e diretor. Nascido como Michael John Massa em Frankfurt, na Alemanha, ele é provavelmente mais conhecido como coordenador de dublês e principal dublê de ator principal David Boreanaz na série Angel (1999-2004).

Outro destaque que teve, foi como dublê do ator Chris Pine (Kirk) em Star Trek (2009), aonde em 2010 Massa ganhou um prêmio, Screen Actors Guild Award, por Melhor Performance em um filme como parte da equipe de dublês da versão 2009 de Star Trek. No mesmo ano, ele recebeu dois prêmios Taurus World Stunt indicações nas categorias Melhor atuação como dublê.



Mike Massa possui uma parceria longa como dublê do David Boreanaz (trabalhou com ele na serie Angel e em Bones)



Massa tem trabalhado no negócio de dublê desde o início dos anos 90, com apresentações em séries de televisão como Superboy (1998-1992), SeaQuest DSV (1993-1996), Thunder Missão no Mar (1994) e As Aventuras Epicas de Tarzan (1996-1997). 

Mais tarde tornou-se coordenador de dublês em series famosas como True Blood e Dollhouse. Teve destaque como dublê do Superman em Superman Returns (2006), do Indiana Jones no 4° filme (Reino da Caveira de Cristal), e do Homem de Ferro no 3° filme (2013).


Um eletrizante salto com cambalhota do Angel, executado pelo Mike Massa


ALGUMAS HABILIDADES EM DESTAQUE UTILIZADAS POR MIKE COMO DUBLÊ:

- Bungee Jumping,
- Salto de lugares altos (sem equipamentos)
- Salto de embarcações ao mar
- Direção acrobática com carro, motocicleta e Jet Ski
- Rapel
- Luta de espadas
- Tae Kwon Do
- Domínio do Nunchaku
- Esqui aquático
- Equitação
- Arco e Flecha
- Natação
- Tiro com rifles, pistolas e fuzis
- etc.

Parece o David Boreanaz, mas é o Mike Massa em uma cena de luta do Angel


Na serie Angel, por ser dublê um personagem sobrenatural (o protagonista), em grande parte da serie, Mike sempre aparece nas cenas de luta mais agressivas (de costas, claro, ou bem longe do foco da camera) ou em saltos e manobras eletrizantes (seja pulando de um prédio ou saltando para um helicóptero, por exemplo). Essa parceria com David Boreanaz, deu tão certo, que na serie Bones Mike Massa retorna como dublê do personagem do Boreanaz na realização de cenas perigosas.


Mike discursando em uma de suas premiações pelo seu trabalho como dublê/coordenador

Acumulando dezenas de trabalhos como dublê há mais de 20 anos em vários filmes e series (em que conseguiu evoluir para coordenador e avança também como diretor), Mike Massa foi um dos precursores que deram valorização e destaque aos dublês profissionais (que ganharam a partir de 2008 espaço numa premiação que acontece nos EUA aos atores/atrizes de filmes atuais lançados: Categoria Melhor elenco de dublês).


Referências: IMDB

3 comentários:

  1. Nossa, como ele é parecido com David Boreanaz, nem imaginava que era o dublê que aparecia nas cenas mais delicadas. Obirgada por mostrar essas curiosidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos Helen mais uma vez pelo prestígio. O post ficou ótimo mesmo, e é sempre bom e interessante expandir o Buffyverse com estas curiosidades, pois nos ajuda a entender melhor.

      E o mais interessante foi que ele ganhou muitos prêmios, provando que seu talento foi reconhecido. Os dublês merecem, pois fazem parte de uma bonita história.

      Excluir
  2. Ficamos contentes por estar gostando das matérias... nos motiva a continuar ainda mais!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!